fbpx

Bancada de porcelanato: conheça essa nova tendência

Destaque em projetos, a bancada de porcelanato é um item sofisticado que conquista mais ambientes a cada dia. Afinal, design personalizável, diversas opções de acabamento e alta durabilidade são apenas alguns dos seus diferenciais.

Feitas com o mesmo material que costuma revestir pisos e paredes, mas com mais volume, as bancadas de porcelanato garantem requinte e versatilidade. Funcionam ainda como alternativas mais vantajosas às tradicionais peças de mármore travertino ou granito.

No nosso artigo de hoje, você vai entender os grandes benefícios de usar esses itens, os múltiplos estilos disponíveis no mercado, os principais acabamentos e os ambientes que podem ficar mais opulentos com eles. Acompanhe!

Quais são as vantagens de usar uma bancada de porcelanato?

Dotadas das características típicas de qualquer porcelanato, as bancadas têm qualidades suficientes para serem a primeira escolha em qualquer projeto que preze pela mais alta qualidade. Abaixo, entenda os principais benefícios.

Baixa absorção de líquidos

Diferentemente de outros materiais, o porcelanato tem baixíssima absorção de água e outros líquidos, incluindo oleosos. Assim, dá uma proteção extra para uso em banheiros, varandas e cozinhas, locais que são marcados pela manipulação de produtos de limpeza, higiene e alimentação.

Alta durabilidade

Bancadas de porcelanato entregam muita durabilidade, já que são versões maciças de um revestimento que oferece grande resistência, especialmente contra as condições climáticas diversas e a ação do trânsito de pessoas.

Fácil limpeza

De facílima manutenção, as bancadas de porcelanato não exigem muito trabalho na hora da limpeza. Água e sabão ou detergente neutro já garantem a higiene do material.

No entanto, para dar um acabamento refinado a essas peças, vale usar produtos específicos para a limpeza de porcelanatos.

Quais são os estilos de bancadas?

Os designs das bancadas de porcelanato se estendem além dos limites da criação de um móvel suntuoso.

Do perfil fino e discreto ao mais criativo e expressivo, você encontrará modelos que imitam outros materiais ou de cores inusitadas.

Veja as principais versões de bancadas de porcelanato disponíveis no mercado:

  • tons claros ou escuros de porcelanato para revestimento;
  • cimento queimado;
  • monocromático;
  • cores intensas;
  • mármore;
  • madeira;
  • granito;
  • pedra.

Quais são os tipos de acabamentos de uma bancada em porcelanato?

Certamente, cada projeto exige uma peça que melhor se adeque a ele. Nesse sentido, a bancada de porcelanato oferece múltiplas escolhas, que sempre estarão à altura do que cada ambiente pede. Assim, você fará o casamento perfeito entre o espaço e a peça.

Grandes formatos

Com dimensões avantajadas, as bancadas de grandes formatos preenchem ambientes proporcionalmente volumosos, dando o “corpo” adequado à área.

As superfícies largas e em peça única ainda reforçam o grau de riqueza que o porcelanato traz embutido em cada peça.

Cortes sob medida

Cubas e outras peças que fazem parte de linhas de bancadas de porcelanato são amostras de mobiliário no material que podem ter formas inusitadas.

Um exemplo é o caimento da pia, que pode ganhar rampa e seguir na direção que o cliente desejar, para criar um efeito visual ainda mais luxuoso.

Retificado

Peças retificadas contam com as bordas lixadas, de forma que se encaixam umas às outras. Isso garante um melhor acabamento e dá até a impressão de ser uma coisa só.

Esse acabamento também é ideal para ser usado nas quinas de paredes ou móveis em que as bancadas ficarão apoiadas. Esse detalhe cria um visual bastante limpo e é sinônimo de perfeição em design.

Extrafino

O porcelanato extrafino é digno de projetos ousados, que buscam na expressão de diferentes formatos a melhor combinação entre estilo e funcionalidade.

Esse acabamento de bancada permite trabalhar formas curvas e arredondadas. A espessura das placas — entre 3 e 6 mm — colabora para que o conjunto fique melhor assentado.

Em quais ambientes usar uma bancada?

As bancadas de porcelanato funcionam para diversos ambientes. Portanto, você deve agraciar o espaço com o modelo adequado, de modo a criar um efeito singular.

Bancada de porcelanato

Banheiro

A bancada de porcelanato para banheiro é uma peça-chave para uma decoração sofisticada. Nesse ambiente, as peças que são monocromáticas ou imitam o mármore tornando verdadeiros símbolos de requinte.

Entretanto, você também pode optar por uma linha mais enfática, com cores como vermelho, amarelo, azul ou verde. Para contrastar, o branco vai bem com esse perfil de decoração.

Lavabo

Área usada por visitas, mas que também funciona perfeitamente para os moradores do local, para lavar as mãos antes e depois das refeições. Nesse caso, o lavabo pode receber uma bancada de porcelanato sob medida.

Ainda que esse ambiente seja marcado por muita simplicidade e poucos itens, usar uma bancada de porcelanato é uma ótima forma de destacá-lo. Além de, claro, conferir uma peça de alta durabilidade e baixa manutenção a um espaço bastante utilizado.

Varanda gourmet

As bancadas ganham mais expressividade em varandas gourmet. Nesses ambientes, essas peças entregam o refinamento e a praticidade necessários para reunir a família ou receber os amigos.

Jantares, churrascos ou mesmo refeições simples podem ser feitos nesse espaço de convivência cada vez mais popular. Como ponto alto, a bancada de porcelanato entrega maior durabilidade do que peças de outros materiais para áreas externas.

Cozinha

Esse ambiente pede mobiliário resistente. Nesse sentido, as bancadas embutidas na parede, com pia, são perfeitas para aliar praticidade e opulência.

Mas uma cozinha pode ser decorada com outros modelos. Uma bancada que garante suntuosidade e modernidade ao projeto é a inteiriça, que divide o ambiente. Itens nesse estilo funcionam em cozinhas e salas conjugadas ou mesmo no meio da cozinha.

Para complementar a peça, vale embutir o fogão ganhando mais espaço para preparar os alimentos e colocar algumas banquetas para fazer refeições rápidas.

A bancada de porcelanato prova que é possível sair dos tradicionais mármores e granitos, aliando muita beleza e durabilidade. Definitivamente, não é por acaso que a peça é cada dia mais usada em ambientes ricamente decorados.

Uma tendência que comprova que o material não serve apenas para revestir paredes e pisos, mas também para criar mobiliários exclusivos e luxuosos.

Além do mais, uma bancada de porcelanato reforça a personalidade e o clima do ambiente, que é presenteado com essa verdadeira escultura do design e da tecnologia.

Gostou de saber mais sobre essa peça? Então, aproveite para conhecer o Colina do Ipê, empreendimento de alto padrão em uma das melhores regiões de Ribeirão Preto!

Categorias e Tags relacionadas