fbpx

6 cuidados essenciais com a decoração de quarto de bebê

Descobrir que um filho está chegando é emocionante. Afinal, todo nascimento é motivo de comemoração e esperança. Mas também é importante controlar a empolgação, especialmente quando falamos da decoração de quarto de bebê.

Com tanta variedade de revestimentos, móveis e objetos decorativos no mercado, é comum que os papais de plantão fiquem com vontade de comprar tudo o que encontram pela frente. Entretanto, antes de ir atrás das novidades do setor, você deve se atentar a pontos cruciais que promoverão a segurança do ambiente.

Esse é o caso das redes de proteção, da mobília previamente certificada e dos cuidados com as quinas e tomadas, entre outros.

Assim, se você acabou de entrar nessa nova fase da vida, é interessante se informar antes de tomar qualquer decisão. Neste artigo, mostramos quais são os detalhes que merecem atenção e como conquistar o quartinho dos sonhos. Acompanhe!

1. Instale redes de proteção

Um dos principais cuidados com a decoração de quarto de bebê diz respeito às janelas. Se você mora em apartamento, uma boa solução é a instalação de redes de proteção.

Aliás, se você vive em um condomínio fechado, lembre-se de conferir as regras do local para confirmar que a modificação pretendida está liberada pela administradora.

Mas não é só isso, viu? Nesse processo, ainda indicamos que o berço do recém-nascido não fique, em hipótese alguma, perto da janela. Caso contrário, o neném pode sofrer com insetos ou até cair.

Em vez disso, mantenha o móvel próximo a uma parede e longe de estantes ou prateleiras. Assim, você evita que objetos ou adornos caiam acidentalmente no bercinho.

2. Adquira móveis testados pelo Inmetro

Ao escolher a mobília do quartinho de bebê, sempre ficamos de olho no estilo das peças. Alguns pais preferem as mais clássicas e com um toque vintage. Outros, contudo, recorrem aos modelos modernos e com design diferenciado.

No entanto, não são esses fatores que deverão orientar a sua pesquisa pelos móveis ideais. Muito além disso, você precisará ficar de olho nas questões que envolvem a segurança de cada produto.

A dica é sempre conferir se a mobília em questão tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Somente assim é possível ter 100% de certeza de que o produto passou por testes e foi aprovado pelo órgão.

Analise ainda se o berço, a cômoda e os demais móveis são resistentes, foram confeccionados a partir de matérias-primas de qualidade e têm quinas arredondadas — que são mais indicadas que as pontiagudas.

3. Compre um mosquiteiro para a decoração de quarto de bebê

Os mosquiteiros são utilizados na decoração de quarto de bebê há muitos anos.

Indispensável nesse tipo de ambiente, o acessório ajuda a proteger o pequeno de insetos que possam comprometer a sua saúde e bem-estar. Sendo assim, deve estar presente em sua lista de enxoval, especialmente se você mora em uma região bem quente. É o caso de Ribeirão Preto.

Entretanto, é preciso seguir algumas boas práticas para que o uso desse produto não se torne um problema. O ideal é utilizá-lo somente nos dias de calor intenso, que é quando há um aumento no número dos insetos. Em outros períodos, você deve higienizá-lo e guardá-lo, para evitar o acúmulo de poeira.

Agora, se ainda assim você considerar o uso do mosquiteiro dispensável, tudo bem! Muitos papais investem em repelentes desenvolvidos especialmente para crianças. São produtos formulados à base de água e em formato de spray, que devem substituir os inseticidas de parede, responsáveis por irritar a mucosa infantil.

Decoração de quarto de bebê

4. Evite colocar objetos dentro do berço

Quem nunca encontrou um ursinho, boneco ou qualquer outro brinquedo extremamente fofo para bebês? No mercado, não faltam opções! Contudo, um ponto importante é evitar ao máximo incluir tais objetos dentro do berço do neném.

Para muitos especialistas, esse é um erro gravíssimo, pois o bercinho se torna um espaço perigoso quando colocamos muito elementos. Afinal, estamos falando do móvel que abriga um ser humano indefeso, que pode se sufocar facilmente.

Desse modo, a solução é fazer com que o espaço fique o mais livre possível para que o recém-nascido consiga relaxar sem correr riscos.

Em último caso, se você estiver achando a composição do berço simples demais, invista em uma bela almofada confeccionada especialmente para esse móvel. Assim, basta escolher a peça em uma cor ou estampa que agrade, fazendo com que a composição ganhe charme e personalidade.

5. Proteja as quinas e tomadas

Ainda que o seu bebê seja novinho, é de extrema importância ficar de olho nas quinas e tomadas. Isso porque crianças tendem a se desenvolver rápido demais e, quando você menos esperar, o seu filhote já estará engatinhando por aí.

Portanto, todo cuidado é pouco! Nessa etapa, a indicação é utilizar protetores de quinas e tomadas. São itens que você pode encontrar facilmente em lojas de decoração ou construção.

Certifique-se também de que os fios elétricos não estão ao alcance do neném. Para tanto, prenda os cabos no rodapé ou os mantenha na parte de trás dos móveis.

Essas práticas são excelentes para impedir que a criança acabe batendo com o rosto em locais pontudos ou até mastigando os fios e sofrendo uma descarga elétrica. Um perigo só!

6. Evite escorregões

Por fim, com foco em segurança e funcionalidade, o quarto de bebê deve contar com espaço suficiente para que os pais e a própria criança, quando começar a engatinhar, circulem livremente sem esbarrar na mobília.

Outro ponto de atenção está no piso. Atualmente, os melhores revestimentos para promover um espaço seguro são os fabricados em vinil, madeira ou cerâmica. Além de estilosos, eles são de fácil manutenção e não acumulam muita poeira.

Quer usar tapetes? Nesse caso, garanta que as peças estão devidamente limpas e, se possível, as mantenha presas no piso com uma fita dupla face.

Como vimos ao longo do artigo, existem diversos cuidados a se considerar durante o planejamento da decoração de quarto de bebê. Siga essas dicas e você já pode sair em busca de objetos fofos ou em alta no universo do décor.

Caso tenha gostado do artigo e queira receber outros conteúdos especiais, comece a acompanhar agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Vamos adorar encontrar você por lá!

Categorias e Tags relacionadas