fbpx

Decoração minimalista: 6 dicas para aderir a essa tendência

Você já deve ter ouvido a expressão “menos é mais”. Ela faz referência ao lifestyle e à decoração minimalista, que prezam pelo essencial.

No entanto, para levar uma vida sem excessos é necessário abrir mão de alguns itens, o que faz do décor mais clean e organizado.

Sendo assim, é uma ótima aposta para quem mora em apartamento pequeno e precisa otimizar os espaços. Principalmente nesse caso, muitos móveis e objetos podem dar a sensação de desordem.

Sem falar que, com menos espaço, é preciso ter cuidado para manter a área de circulação e aproveitar todos os cantinhos.

Nas linhas a seguir, entenda mais sobre esse estilo e saiba como aderir à decoração minimalista, para uma casa leve e moderna!

O que é o minimalismo?

O minimalismo é o estilo de vida que preza por viver com o necessário. No entanto, não existe uma fórmula mágica. Cada um encontra um caminho para desapegar e ter só o que julga essencial.

Isso tem tudo a ver com o momento em que vivemos, com a busca por tornar o lar um verdadeiro refúgio. Um local acolhedor, em que possamos ter momentos agradáveis de lazer e relaxamento.

Foi com a pandemia de Covid-19 que essa ideia ganhou força, já que tivemos que passar mais tempo em casa para conter a disseminação do coronavírus.

Agora, muitas empresas decidiram manter o home office ou um modelo híbrido, o que faz com que as pessoas desfrutem de seus lares, apesar do retorno à normalidade.

O minimalismo funciona como um convite para desacelerar. Prestar atenção no que há à sua volta e perceber como você se sente em relação a tudo isso.

E é aí que entra a decoração minimalista, que chega para deixar somente aquilo que é essencial e proporciona conforto.

Decoração minimalista

Como ter uma decoração minimalista?

A decoração minimalista traz em sua essência e estética características que permitem que ela atravesse gerações.

O apreço pelo que é importante, além dos traços modernos e cleans, tornam o visual atemporal e elegante.

Quer um ambiente assim? Confira algumas dicas!

1. Aproveite a luz natural

A iluminação dos ambientes ajuda a compor a decoração minimalista. Afinal, além de contribuir para deixar tudo claro, ainda faz parecer limpo.

Portanto, é importante apostar em janelas grandes e cortinas finas que permitam que a luz natural entre nos espaços.

Outra dica interessante é usar espelhos de forma estratégica para ampliar a iluminação dos ambientes. Ao refletir a luz, eles tendem a parecer mais claros e até maiores.

Já para o período da noite, aposte em abajures e luminárias com lâmpadas amareladas, para uma iluminação indireta e aconchegante.

2. Prefira tons neutros

De maneira geral, a decoração minimalista é composta por tons neutros e claros. Eles dão amplitude e ajudam a manter um visual organizado, o que é bom para espaços menores.

E não para por aí: essas cores ainda passam sensações como tranquilidade e calmaria. Ideais para quem quer tornar a casa mais aconchegante!

Branco, bege e cinza estão entre as tonalidades mais usadas em uma decoração minimalista. Além disso, os tons terrosos e quentes podem aumentar a sensação de aconchego nos ambientes.

Mas você também pode apostar em cores neutras e escuras, como preto e marrom. Nesse caso, a dica é usar nuances mais claras do que fechadas, para não deixar o espaço “pesado”.

Já para quem quer quebrar a sobriedade com tonalidades fortes e vibrantes, elas podem aparecer em pontos específicos, como poltronas ou almofadas.

Outra sugestão interessante é levar cor para dentro de casa por meio de plantas. Podem ser folhas, como costela de adão, ou mesmo flores, como uma orquídea.

Inclusive, isso ajuda a aumentar a sensação de bem-estar.

3. Use texturas

As texturas ajudam a promover uma experiência sensorial interessante nos ambientes.

Por exemplo, é possível ter uma decoração mais aconchegante a partir da visão e do toque de materiais como madeira e fibras naturais, entre outros.

Além disso, são as texturas que vão dar personalidade à casa, uma vez que as cores fortes ficam de lado no estilo minimalista.

4. Escolha móveis multifuncionais

Como a decoração minimalista preza pela menor quantidade de móveis e objetos, o ideal é apostar em itens que você consiga usar para diferentes funções.

Aliás, essa dica é ótima para quem decora um espaço pequeno, onde cada centímetro conta. Portanto, aposte em armários multiuso, cama-baú, sofá-cama, guarda-roupas com espelho e por aí vai.

5. Fique de olho no design dos móveis e eletrodomésticos

Além de dar preferência a móveis que sirvam para diferentes funções, em uma decoração minimalista é fundamental que eles tenham um design clean.

Linhas retas e formas geométricas são as principais sugestões. De maneira geral, o mobiliário nos estilos moderno e contemporâneo costumam servir bem.

Portanto, o ideal é buscar por traços limpos, sem muitos detalhes ou estampas. Entre os materiais que você pode escolher estão madeira, aço e couro, por exemplo.

Contudo, no caso dos estofados, como sofás e poltronas, preze pelo conforto para manter a casa aconchegante e convidativa ao relaxamento.

Já quando o assunto são os eletrodomésticos, se forem embutidos, melhor ainda! Assim, ficam todos alinhados, mantendo a organização.

Além disso, o ideal é que sejam da mesma cor, para que criem unidade visual.

6. Preze pela qualidade em vez da quantidade

Por fim, é importante ressaltar que o minimalismo visa uma decoração perene, pois é um estilo de vida que remete à desaceleração do consumo da sociedade.

Sendo assim, na hora de investir em móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos para um décor minimalista, tente comprar o melhor que puder.

Com a dica “menos é mais” isso já fica fácil, uma vez que você vai precisar de poucos itens. Portanto, aproveite para priorizar a qualidade deles.

A decoração minimalista se encaixa muito bem em imóveis menores, pois torna os espaços bonitos e funcionais, além de fazer com que pareçam maiores.

Para quem procura por um apartamento assim para chamar de seu, o ICON é uma ótima opção em Ribeirão Preto. Conheça o empreendimento e fale com um corretor!

Categorias e Tags relacionadas