fbpx

Apartamento pequeno: 7 dicas para decorar sem aperto

Você pretende se mudar para um apartamento pequeno e não sabe como decorá-lo? Muita calma nessa hora! Ao contrário do que dizem por aí, esse processo não é difícil, mas exige paciência e conhecimento.

Aliás, com a composição adequada é possível deixar os ambientes funcionais e transmitir sensação de amplitude. Ou seja: esqueça a ideia de que imóveis compactos são apertados ou desconfortáveis.

É interessante investir em algumas técnicas adotadas por arquitetos e designers. Com o know-how desses profissionais, dá para encontrar as melhores soluções, aproveitando ao máximo cada cantinho e fazendo com que o lar se adapte à rotina dos moradores. 

Quais são esses segredos? É o que mostramos neste artigo. Ensinaremos a você o bê-á-bá do décor de um apartamento pequeno. Basta seguir com a leitura e colocar as dicas em ação!

1. Integre os ambientes do seu apartamento pequeno

Os ambientes integrados estão em total evidência. É muito comum encontrarmos espaços assim hoje em dia, especialmente nas grandes metrópoles, onde as pessoas buscam estratégias para garantir qualidade de vida.

Mas o que é a integração? De modo geral, são dois cômodos que, posteriormente, se tornarão um só. Isso acontece quando as paredes que dividem essas áreas são derrubadas. Entre as áreas que frequentemente se unem, destacamos: 

Ao investir nessa ideia, é possível ter um ambiente com maior amplitude e, até mesmo, capaz de estimular a convivência entre as pessoas.

Imagine, por exemplo, como uma recepção em sua sala de estar pode ser ainda melhor quando há uma cozinha integrada.

Enquanto você prepara os petiscos para servir, também é possível conversar com as visitas, o que permite criar momentos agradáveis e especiais. 

2. Instale o mesmo piso em todo o imóvel 

Outra maneira de garantir uma boa sensação de integração e continuidade em um apartamento pequeno é instalar o mesmo piso em todos os cômodos. 

Atualmente, o mercado de construção conta com uma ampla variedade de materiais, que podem ser aplicados em ambientes secos (quartos e salas), úmidos (cozinhas e lavanderias) e molhados (banheiros).

Recomendamos preferir as versões em tons claros, como o branco, o bege e o cinza, que ajudam a ampliar visualmente os espaços.

3. Aposte em cores claras 

O ideal é levar a proposta das cores claras não apenas aos revestimentos do piso, mas também para paredes, móveis e outros objetos.

O cérebro humano associa as cores claras aos espaços mais amplos e arejados. Portanto, essas opções são muito bem-vindas para repaginar o seu imóvel.

No entanto, se não quiser que o seu apartamento pequeno fique com um “visual de hospital”, tudo bem. Nesse caso, a solução é recorrer ao tom pastel, que ajudam a iluminar e dar energia aos ambientes.

Apartamento pequeno

4. Capriche na iluminação 

Prezar pela boa iluminação é imprescindível em um décor para apartamento pequeno. Assim como as cores claras, a luz é excelente para ampliar o local, valorizar os detalhes e garantir mais praticidade no dia a dia.

Com isso em mente, evite instalar somente uma lâmpada isolada no centro do cômodo, pois desse jeito o espaço parece ainda menor.

Para conquistar o efeito oposto, aposte em diferentes pontos de luz. Pode ser uma luminária de chão, pendentes, spots e até LEDs embutidos em um forro de gesso. 

5. Invista em móveis planejados e funcionais 

Certamente, os móveis ocupam boa parte da metragem de um apartamento pequeno. Mas nem tudo está perdido! Para aproveitar cada centímetro, a principal dica é apostar na mobília planejada

Ao escolher os designs, materiais e acabamentos do mobiliário, você conseguirá desenvolver peças personalizadas, com base nas medidas do imóvel. O resultado não poderia ser diferente: muito mais estilo e funcionalidade por vários anos.

Também aproveite para considerar os móveis multifuncionais. São aqueles que podem ser utilizados para diferentes finalidades e, consequentemente, tendem a ser extremamente úteis em cômodos reduzidos. Mesas dobráveis, sofás retráteis e camas com baús embutidos são apenas alguns exemplos.

6. Explore as paredes

A regra é clara: quando não há espaço disponível na horizontal, devemos investir na vertical. Em outras palavras, comece a explorar as suas paredes e as possibilidades que elas têm a oferecer.

Existem várias estruturas próprias para essa finalidade. Prateleiras, nichos e estantes altas estão nessa lista. Tais elementos ficam ótimos quando utilizados para abrigar objetos funcionais e decorativos em geral.

Ainda é válido aproveitar o poder dos espelhos para reforçar a amplitude visual do imóvel. Versáteis, eles ajudam a embelezar a decoração e deixá-la com um ar bem moderno.

Não tem espaço suficiente para pendurar um espelho na parede? Considere instalá-lo nas portas ou superfícies dos móveis.

7. Utilize apenas o necessário

O segredo para viver com conforto em um apartamento pequeno é ter espaço de sobra para guardar os seus pertences e circular tranquilamente pelos cômodos sem correr o risco de tropeçar em um móvel ou objeto qualquer. 

Nesse sentido, comece a praticar o desapego e evitar os acúmulos. Faça uma boa limpeza e se desfaça do que não tiver mais utilidade. Separe o que pode ser aproveitado, o que vale ser enviado para doação e o que já não tem serventia alguma. 

Também é interessante fugir das compras por impulso. Pensou em adquirir um novo objeto decorativo? Antes de fazer negócio, pare e analise se é realmente útil. Em pouco tempo, você já notará os resultados, pois o seu lar proporcionará muito bem-estar.

Após essa leitura completa, você tem as principais informações para caprichar na decoração de um apartamento pequeno e ter os ambientes com os quais sempre sonhou.

Se gostou destas dicas e quer receber outras como estas, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nos vemos em breve!

Categorias e Tags relacionadas