fbpx

Cozinha americana: grande tendência em projetos brasileiros

Com a chegada de tendências no mercado de decoração, é natural que os modelos de construção se adaptem a elas. Nesse sentido, um ambiente que ganha as casas e os apartamentos de muitas pessoas é a cozinha americana. Simplicidade, charme e funcionalidade são qualidades que a tornam singular.

Antigamente, em casas que tinham um perfil de construção mais amplo, a cozinha e a sala de jantar ocupavam o mesmo cômodo. Com o tempo, a divisão de espaços ganhou a arquitetura e esse modelo ficou para trás. No entanto, de uns anos para cá, os ambientes integrados recuperaram a sua força, oferecendo muitas possibilidades de decoração de luxo.

A cozinha americana resgata a essência dos grandes ambientes, em que todos aproveitam os momentos juntos. Neste artigo, você saberá desde o que é esse tipo de cozinha até como decorar a sua, aproveitando as melhores vantagens e tomando os principais cuidados!

O que é a cozinha americana?

Basicamente, a cozinha americana é o ambiente que une a cozinha e a sala na mesma área, as combinando de forma muito prática. Esse perfil de arquitetura de interiores privilegia os dois espaços, ressaltando os principais benefícios de cada um.

Você pode dividir a cozinha e a sala com diversas peças, que costumam proporcionar funcionalidade para as duas. Provavelmente, o melhor exemplo disso é a bancada de porcelanato, uma tendência forte em imóveis de alto padrão.

No entanto, cozinhas americanas também podem ser repartidas com outras peças, como cobogós, mesas, aparadores, estantes de múltiplas funções e sofás modernos.

Quais são as vantagens de uma cozinha americana?

Uma cozinha americana entrega enormes benefícios a quem opta por esse modelo de design de interiores. E cada um deles reserva conforto e funcionalidade em todos os aspectos.

Traz modernidade

Apesar de não ser uma novidade em imóveis, a cozinha americana alia o que há de mais tradicional em imóveis amplos com a modernidade de projetos novos.

Essa combinação de traços de arquiteturas distintas resulta em um grande ambiente com ares modernistas.

Isso acontece mesmo nos modelos mais rústicos de cozinha americana, uma vez que o formato brinca com a dimensão e a estética da área.

Proporciona praticidade

O termo “praticidade” é um dos que mais tem importância em projetos de cozinha moderna.

De um lado, a sala; do outro, a cozinha. Tudo em um espaço dividido apenas por uma peça bem dimensionada que conversa com os dois ambientes.

A circulação fica bastante simples com a cozinha americana. A facilidade de fazer uma refeição rápida enquanto se assiste à TV, por exemplo, é um dos pontos altos. Tudo se torna mais prático.

Enfatiza a integração social

Paredes podem separar muito bem os cômodos. Porém, ao mesmo tempo, trazem distanciamento. Já “integração” é uma palavra de ordem na cozinha americana.

Com os ambientes unidos, momentos podem ser melhor aproveitados com as pessoas fazendo tarefas e travando conversas.

Também é possível que cada um aproveite um ambiente, mas sem nenhuma barreira física para separar totalmente.

Promove mais o espaço

Sem uma parede dividindo cozinha e sala, muito espaço é conquistado. Isso permite projetos mais ousados, que aproveitam a área de um modo que não seria possível com uma divisão.

Assim, projetos de decoração que são mais atuais podem ser aplicados em uma cozinha integrada, sempre valorizando o melhor de cada espaço.

Oferece várias opções de decoração

Certamente, um dos maiores benefícios de se projetar uma cozinha americana é a grande variedade de estilos decorativos que podem preencher o espaço. Nesse sentido, é possível ousar dos clássicos aos modernos.

Cozinha americana

Quais são os cuidados com uma cozinha americana?

Os principais cuidados para se manter uma cozinha americana sempre impecável são voltados ao uso adequado dos dois ambientes.

Não há muito segredo. No entanto, existem algumas dicas que você deve seguir para preservar o melhor da qualidade e do aspecto do local.

Veja os principais cuidados com uma cozinha americana:

  • evitar comer e beber na sala, para não derrubar nada nos móveis;
  • fazer a limpeza dos móveis da cozinha com produtos adequados;
  • buscar tecidos e materiais que sejam de fácil limpeza para os dois ambientes;
  • manter a organização nos dois ambientes, para que um não faça o outro parecer bagunçado;
  • instalar uma coifa, pois a gordura e os aromas do preparo de refeições devem ter vazão imediata para não impregnarem em móveis e decorações.

Como planejar uma cozinha americana?

Um projeto bem delineado de cozinha americana vai trabalhar estética e funcionalidade nos dois ambientes. Por isso, não poupe esforços em cada etapa do planejamento.

Use medidas equilibradas

Os dois espaços devem ter simetria, entregando harmonia visual ao conjunto. Portanto, as medidas de móveis, objetos e acessórios que forem usados precisam seguir proporções similares.

Encomende móveis sob medida que combinem com os dois ambientes

A decoração de uma cozinha americana deve privilegiar o uso de móveis planejados. Afinal, como eles são feitos nas medidas adequadas para cada ambiente, aproveitam melhor o espaço, sem maiores problemas.

Utilize cores e tons similares

Cores e tons de cozinhas americanas não precisam seguir nenhuma regra estrita. Nesse sentido, desde que o décor do ambiente permita e você queira ter uma decoração de determinado estilo, a paleta de cores pode ser diversa.

Assim, do vermelho da decoração vintage ao branco do estilo neoclássico, ouse com aquilo que você busca para a sua cozinha americana. Contudo, as cores e os tons dos dois ambientes devem dialogar, ou seja, serem complementares.

Escolha eletrodomésticos do mesmo perfil

Acertar em um projeto de cozinha americana exige também um olhar bastante atento aos eletrodomésticos. Eles devem seguir o mesmo estilo, uma vez que serão bastante aparentes com a área toda aberta. Logo, escolha aparelhos com tons, acabamentos e formas semelhantes.

Pense em uma iluminação estratégica

A iluminação de um projeto de cozinha americana deve ser estratégica para iluminar bem os ambientes e destacar cada um à sua maneira. Assim, luminárias ou spots sobre a peça que divide as áreas podem ser bem-vindos.

No entanto, muito além desse simples truque, há muitos outros que você pode aplicar, levando em conta lustres, pendentes, arandelas e abajures, entre outros sistemas luminosos.

Fazer um projeto bem-acabado de cozinha americana exige um serviço de arquitetura ou design de interiores por trás. Além, é claro, de um olhar perspicaz sobre o que deve ser priorizado nos dois ambientes. Assim, o resultado contará com todos os elementos para ter êxito.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas