fbpx

Equipamentos de tênis: dicas para acertar nas suas escolhas

equipamentosdetenis1

Você sabe como escolher os seus equipamentos de tênis? Essa é uma dúvida comum, pois pensamos em como praticar os esportes, mas nos esquecemos dos recursos que permitem uma boa execução dos fundamentos.

Para os tenistas, isso vale ainda mais, pois todos os golpes dessa modalidade esportiva dependem de um instrumento básico: a raquete. No entanto, ela está longe de ser o único equipamento ao qual você deve estar atento.

Antes de conferir algumas dicas sobre os principais equipamentos de tênis, vamos entender melhor a importância de fazer boas escolhas.

Qual é a importância de ter bons equipamentos de tênis?

De maneira objetiva, existem duas razões principais pelas quais você deve dedicar uma atenção especial aos equipamentos de tênis: desempenho e segurança.

Em termos de desempenho, o motivo está na execução dos golpes. Usar uma raquete adequada para o seu estilo de jogo ou um tênis confortável são aspectos que permitem que você melhore a sua performance. E cada detalhe conta pontos nesse sentido.

Já quando falamos em segurança, nos referimos ao risco de lesões. Por mais que seja um esporte saudável e recomendável para a sua saúde, as partidas também podem machucar, especialmente as articulações. Portanto, a seleção dos equipamentos de tênis deve respeitar as suas condições corporais e a sua experiência ou o seu nível técnico.

Caso você esteja começando a praticar o tênis em Ribeirão Preto, recomendamos que busque a ajuda de um professor que auxilie nos primeiros passos, inclusive no que se refere à aquisição de itens básicos para a prática do esporte.

Como acertar nas escolhas dos seus equipamentos de tênis?

Feito esse registro sobre a importância dos equipamentos de tênis, vamos então conferir algumas dicas para realizar boas escolhas.

Para facilitar a compreensão, dividimos por tipo de equipamento exigido pelas regras do tênis, destacando algumas sugestões para ajudá-lo na missão de escolher algo adequado para o seu perfil.

Raquete

Não dá para começar a falar sobre equipamentos de tênis com outra ferramenta que não seja a raquete. Ela é, afinal, o principal recurso de um tenista e, sem ela, simplesmente não dá para praticar o tênis.

O primeiro passo é entender qual é o seu nível de jogo enquanto tenista.

Se você é iniciante, pode buscar por raquetes com uma maior área de cabeça, pois isso torna a rebatida mais fácil e ajuda a gerar potência.

Por outro lado, para tenistas mais experientes que consideram o controle um fator importante, é necessário buscar equipamentos que possibilitem essa característica.

O peso da raquete é outro ponto fundamental.

As raquetes mais leves são mais usadas pelos tenistas recreativos, gerando leveza nos golpes, mas exigindo mais do braço.

Por sua vez, os tenistas avançados tendem a preferir raquetes mais pesadas, pois elas conferem maior controle.

Outro ponto ainda sobre o peso é a distribuição dele. Geralmente, iniciantes devem buscar por raquetes com peso centralizado na cabeça, enquanto tenistas experientes podem dar preferência para uma distribuição mais equilibrada.

Por fim, não podemos nos esquecer de que a raquete do seu tenista profissional favorito provavelmente não é a ideal para você. Ele, afinal, possui equipamentos de tênis desenhados sob medida e não necessariamente reflete no seu perfil pessoal. Pode ser legal ter “a raquete do Federer”, mas isso não é recomendado. O ideal é buscar por um equipamento adequado para o seu jogo.

Equipamentos de tênis

Corda

Tão importante quanto escolher uma raquete adequada é a seleção da corda que você vai utilizar. E, novamente, não há uma resposta objetiva, pois isso depende diretamente do que você busca no seu jogo.

Como você gosta de jogar? Aplicando muito efeito com golpes de top spin? Ou é mais adepto de um jogo direto, como saque e voleio? Isso vai influenciar no seu desempenho e, portanto, é mais um ponto a ser considerado.

Além disso, toda raquete permite uma faixa de tensão para as suas cordas. Quanto mais justa (tensão baixa), maior o conforto e também a facilidade de gerar potência.

No entanto, lembre-se: quando há geração de potência, normalmente se perde o controle. E vice-versa.

Por fim, não deixe de se atentar ao material da corda. O nylon, por exemplo, é ideal para iniciantes. Ele ajuda a gerar efeito e possui maior durabilidade, características que ajudam quem não quer investir tanto no começo.

Conforme o seu nível aumentar, você sentirá a necessidade de buscar por materiais melhores, como a tripa sintética.

Vestuário

Para finalizar os equipamentos de tênis, não podemos nos esquecer do vestuário. Isso porque de nada adianta ter a melhor raquete se você não usa uma roupa adequada para praticar a modalidade.

Para começar, tenha preocupação com os seus calçados. Existem modelos específicos para a prática do tênis, que apresentam solados reforçados e preparados para as rápidas corridas e mudanças de direção que você precisará realizar durante o jogo.

Evite jogar com aqueles modelos de corrida, pois os amortecedores apresentam uma pequena elevação que pode levar a uma torção de tornozelo.

Além disso, as próprias roupas devem ser leves, permitindo que você execute todos os golpes e movimentos com facilidade. Se estiver frio, por exemplo, opte por um agasalho esportivo, e não por um moletom, pois o peso dessa roupa dificultará a sua atuação.

Outro exemplo: a calça jeans é péssima para jogar tênis. Ela deixará a sua movimentação presa e atrapalhará nas corridas. Uma bermuda ou calça bem leve é o ideal para não prejudicar o seu desempenho.

Gostou das nossas dicas para escolher os seus equipamentos de tênis?

Com essas dicas que compartilhamos ao longo do artigo, esperamos que fique mais fácil para você escolher os seus equipamentos de tênis.

Existem ainda outros recursos, como grip, raqueteira e antivibrador, que podem ser escolhidos de acordo com o seu perfil.

Novamente, reforçamos a importância de pedir ajuda a especialistas do esporte para proteger a sua saúde e maximizar o seu desempenho.

Se este conteúdo foi útil para você, aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também tomem boas decisões na escolha de seus equipamentos!

Categorias e Tags relacionadas