fbpx

7 opções imperdíveis de maratonas pelo mundo

Se o seu estilo de vida inclui praticar esportes, é porque você sabe se cuidar e gosta de viver intensamente. Corridas de rua pelo Brasil existem várias. Mas sabia que as maiores maratonas pelo mundo acontecem fora do país? Elas são grandes convites para você participar e conhecer novos lugares.

Seja em terras nacionais ou internacionais, se a corrida está em seu sangue, você fará um esforço extra para participar de algumas das provas da categoria. As World Marathon Majors (WMM), maiores corridas do tipo maratona no mundo, acontecem todos os anos e aguardam milhares de corredores.

Fora das WMM, a Disney Weekend Marathon se consagra pela união entre esporte e entretenimento.

Como todo bom corredor, você sabe que o treinamento para uma prova começa meses antes. Então, garanta o seu condicionamento físico, adiante as passagens aéreas e arrume as malas para participar das maiores maratonas pelo mundo em 2020!

Veja as 7 maiores maratonas pelo mundo e se programe para correr

1. Tóquio (WMM)

Do outro lado do planeta, em um arquipélago chamado Japão, acontece uma das maiores maratonas pelo mundo. Organização, pontualidade e precisão, traços típicos da cultura japonesa, garantem uma das etapas mais concorridas do circuito mundial.

O percurso tem tempo limite de sete horas, ou seja, prazo suficiente para fazer a prova à sua maneira, aproveitando o que o seu físico entrega de melhor, sem forçá-lo.

Além de aproveitar todo o percurso e conhecer a cidade, mesmo que correndo, você verá mostras da cultura japonesa: danças, feiras e pessoas fantasiadas.

A população em geral também dedica seu tempo para assistir à corrida. Mesmo que fora do circuito dessa maratona, as pessoas vibram como os corredores por esse dia.

Prepare-se para passar por locais surpreendentes, a exemplo do Palácio Imperial, residência oficial da família imperial do Japão, que você verá ao cruzar a linha de chegada.

Data da prova: 01/03/2020

2. Boston (WMM)

Boston é uma cidade com tradição histórica em corridas de rua. A primeira disputa no local aconteceu em 1987, no Dia do Patriota, simbolizando o espírito norte-americano que muitos cidadãos carregam.

A prova é considerada dura e exige tempo hábil para completar os 42 km de extensão. O percurso começa em uma cidade próxima, chamada Hopkinton, e vai ao centro de Boston, por ruas, em suma, íngremes.

Considerada a segunda maratona mais antiga do mundo, atrás apenas das provas olímpicas, essa é uma corrida imperdível para testar os seus limites.

Data da prova: 20/04/2020

3. Londres (WMM)

Aproveitando-se das ruas planas de Londres, essa é uma das maratonas pelo mundo com percurso mais simples de ser feito — porém, nem por isso, menos longo.

Apesar de bem pavimentadas, as ruas londrinas escolhidas para a prova são estreitas, o que faz com que essa maratona seja dividida em quatro pontos diferentes na largada. A chegada culmina em um dos cartões postais da cidade: o Palácio de Buckingham.

Correr nesse circuito não é só uma questão de treino e planejamento, mas também de sorte. Apesar de receber milhares de inscrições anuais, apenas 50 mil pessoas são sorteadas para suar e movimentar as pernas pelo circuito.

Data da prova: 26/04/2020 (a ser confirmada)

Maratonas pelo mundo

4. Berlim (WMM)

Na organizada Berlim, acontece uma das maiores maratonas pelo mundo, que atravessa a cidade e explora parte da cultura local. Com chegada no Portão de Brandemburgo, uma espécie de porta de entrada da cidade, o trecho é, em sua totalidade, plano.

O percurso todo tem suporte para até 40 mil pessoas disputando a linha de chegada e o melhor tempo dessa corrida tradicional entre as maiores maratonas mundiais.

Um dos pontos a se levar em consideração na hora de disputar esse percurso é a temperatura amena, que fica entre 10ºC e 20ºC. Isso colabora para que o cansaço demore a chegar e o roteiro seja feito com aproveitamento total, sem riscos de parar no meio do caminho por fadiga muscular.

Data da prova: 27/09/2020

5. Chicago (WMM)

Cidade grande, com trem em trilhos suspensos e população cheia de vibrações para os corredores. Essas são as marcas da maratona de Chicago.

Um aspecto primordial da corrida na cidade é, que a cada ano, o clima reserva surpresas, que para uns podem ser agradáveis, enquanto para outros, não. Frio e calor se alternam, sem aviso de periodicidade.

Se você se dá bem no calor e no frio, ótimo, já que terá boa performance em ambas situações. Mas não deixe de se preparar levando roupas para as duas temperaturas.

Quanto ao solo, há uma certa tranquilidade, já que a cidade conta com largas avenidas e ruas, preparadas para milhares de corredores, que podem desempenhar mais velocidade.

Data da prova: 11/10/2020

6. Nova York (WMM)

Uma das principais metrópoles do planeta se consagra também como um polo de corredores ávidos por disputar as medalhas das maiores maratonas pelo mundo. O percurso leva os atletas a transitarem por vários bairros da cidade, promovendo quase que um tour completo por NY.

O ponto de chegada é o famoso Central Park, uma área arborizada de 3,41 km², que entrega uma qualidade de vida melhor a quem vive na cidade. Ou, ao menos, faz uma maratona por lá e passa alguns dias hospedado nas proximidades.

Assim como em Tóquio e Chicago, Nova York reserva ruas cheias de espectadores. A população local e os turistas aguardam ansiosamente o evento para fazer festa ao final com os vencedores.

Data da prova: 01/11/2020

7. Disney Weekend Marathon

Considerada uma das maiores maratonas pelo mundo, a Disney Weekend Marathon se consagra. A disputa é realizada em um final de semana dedicado anualmente e é cheia de surpresas.

A peculiaridade dessa maratona é a sua divisão, de forma a contemplar a família toda: há provas curtas e longas, para todo mundo participar e se divertir.

A Disney Weekend Marathon traz duas provas mistas e temáticas. Uma é o Desafio do Pateta, com provas de 21 e 42 km, e a outra é o Desafio do Dunga, com, respectivamente 5, 10, 21 e 42 km.

Uma ótima oportunidade para praticar o seu esporte, participar de um evento grandioso e ainda levar a família junto para aproveitar as atrações da Disney.

Datas das provas: de 08/01/2020 a 12/01/2020

A cada ano que entra, novas etapas da vida surgem. Nesse quesito, provas como essas maratonas pelo mundo são desafios e tanto. Elas também são ótimos motivos para sair de casa e aproveitar momentos de descobertas. Certamente, unir atividades físicas e viagens é uma boa dose de bem-estar e saúde.

Gostou do post? Então, acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do nosso blog: YouTube, Facebook e Instagram!

Categorias e Tags relacionadas