fbpx

5 dicas imperdíveis para montar um quarto de bebê neutro

Sem dúvida, receber a notícia de que um novo membro está chegando na família é emocionante. Nesse momento, os papais começam a busca por soluções inteligentes para criar um cantinho especial e, finalmente, dar as boas-vindas ao recém-nascido. Mas existem diversas tendências que dominam os setores de design e decoração. E uma delas é a do quarto de bebê neutro.

Pensando em praticidade e modernidade, muitas famílias preferem apostar em cômodos formados por elementos simples, com um visual clean que fuja do tradicional azul para meninos e rosa para meninas. Ao investir na ideia, o espaço ganhará um ar minimalista e, assim, conseguirá oferecer diversos benefícios, tanto à mãe quanto ao bebê.

Mas não se iluda: mesmo sendo um conceito mais básico, será preciso seguir alguns pontos cruciais para garantir a neutralidade e o acolhimento. Quer saber quais são eles? Continue a leitura deste artigo e anote as dicas que preparamos exclusivamente para você!

1. Escolha o tema certo para montar um quarto de bebê neutro

Normalmente, quando os pais planejam um quarto de bebê, elegem um assunto para a decoração do espaço. Alguns preferem decorar o ambiente com temas do mundo feminino, como castelos e princesas. Outros investem em temáticas voltadas para o universo masculino, como carrinhos e super-heróis.

Entretanto, a proposta neutra sugere um caminho diferente. Aqui, a ideia é não concentrar a decoração do cômodo em elementos atribuídos a um gênero específico, mas sim criar algo que combine tanto com meninos quanto com meninas.

Por exemplo, muitos pais preferem algo mais próximo da natureza. Esse é o caso do décor com nuvens, plantas, animais etc. Aliás, o conceito de safári está em alta e é utilizado por várias famílias.

2. Aposte em uma paleta de cores neutra

Se você é uma pessoa que gosta de decoração, já deve saber que as cores têm um papel importantíssimo no design de interiores. Afinal, dependendo da paleta utilizada, conseguimos transmitir várias sensações e, até mesmo, mostrar um pouco da nossa personalidade.

Certamente, com o quarto de bebê neutro não é diferente. Caso a ideia seja prezar por praticidade e funcionalidade, o ideal é recorrer aos tons suaves, que você deve utilizar como base para a composição. Em seguida, listamos os mais explorados no momento:

  • off-white;

  • marrom;

  • branco;

  • bege;

  • cinza.

No entanto, para que o visual não fique monótono, a recomendação é usar elementos de cores vivas em pontos específicos do dormitório. Algumas das tonalidades que cumprem bem essa proposta são:

  • vermelho;

  • amarelo;

  • laranja.

Baús, nichos, prateleiras, enxoval, almofadas, luminárias, porta-retratos e até bichinhos de pelúcia (que devem ser antialérgicos) ficam ótimos em cores mais intensas e ajudam a deixar o ambiente acolhedor.

Quarto de bebê neutro

3. Invista em móveis simples para o quarto de bebê neutro

A mobília é parte essencial de um quarto de bebê. Afinal, para cuidar bem do recém-nascido, é necessário contar com diversos móveis.

Sem dúvida, o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação são os mais importantes. Assim, você precisará ficar de olho no momento da escolha para que eles consigam se encaixar na proposta neutra.

Primeiramente, recomendamos o uso de um mobiliário de linhas simples, sem muito rebuscamento. É importante ainda ter em mente que essas peças precisam apresentar as pontas arredondadas, para que a criança não se machuque quando começar a engatinhar, levantar e andar.

A sugestão é optar por uma marcenaria composta por madeira clara ou, até mesmo, branca. Clássica, essa opção é excelente para deixar o espaço mais leve, pois é 100% neutra.

4. Prefira usar poucos acessórios

Para obter bons resultados no planejamento de um quarto de bebê neutro, é necessário investir no minimalismo.

Então, isso quer dizer que a máxima do “menos é mais” deverá estar presente, desde a escolha dos móveis até a seleção dos objetivos decorativos que vão compor o ambiente.

Não estamos dizendo com isso para você eliminar de vez o uso de enfeites, mas sim considerar utilizar somente aqueles que podem ser úteis. Veja algumas dicas:

  • use almofadas. Elas são ótimas para decorar e oferecem uma excelente sensação de conforto e acolhimento. Também podem ser utilizadas a longo prazo. Basta trocar as suas capas;

  • aposte nas pelúcias, mas com moderação. Quando usadas em pequenas quantidades, elas ajudam a dar mais personalidade ao ambiente e garantem um toque lúdico;

  • invista somente em peças que terão serventia ao longo do tempo para o enxoval. Evite escolher itens apenas pelo seu visual ou por serem tendência;

  • opte por cortinas e tapetes que estejam dentro da proposta clean e, assim, combinem com o restante da decoração;

  • prefira acessórios artesanais sempre que possível. Por exemplo, os móbiles;

  • pendure quadros com molduras finas e discretas.

5. Use estampas geométricas no quarto de bebê neutro

Está achando a proposta do quarto de bebê neutro muito apagada? Uma solução para reverter essa impressão é recorrer ao uso de estampas. Atualmente, existem diversas padronagens que podem ser utilizadas para acrescentar uma pitada de modernidade e diversão em um ambiente.

Dentre todas, as mais interessantes e fáceis de aproveitar são as geométricas — formadas por ilustrações de círculos, triângulos, quadrados, listras e até zigue-zague. Contemporânea, a opção ajuda a tornar o espaço mais interessante, além de fugir de tudo o que é clichê e garantir um efeito personalizado para o cantinho do pequeno.

Aliás, a proposta pode surgir em vários detalhes do projeto. Pode ser no papel de parede, no enxoval ou em almofadas. Só tenha cuidado com os exageros, para que o visual do dormitório não fique pesado demais.

Após a leitura deste artigo, esperamos que você entenda como montar um quarto de bebê neutro e se preparar para a chegada do seu bem mais precioso.

Agora que você já está por dentro dessas informações, o que acha de continuar a se aprofundar no universo da decoração?

Para saber mais, aproveite para começar a acompanhar agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nos encontramos nelas!

Categorias e Tags relacionadas