fbpx

Varanda gourmet: 5 móveis para deixá-la mais aconchegante

Atualmente, a área gourmet é um ambiente muito desejado. Afinal, esse espaço é extremamente versátil, podendo ser utilizado tanto para receber os amigos quanto para descansar após uma semana agitada. Nele, os moradores conseguem organizar churrascos, jantares românticos e confraternizações diversas. Ou seja, um verdadeiro refúgio.

Aliás, uma vantagem interessante é que o local pode ser construído também em varandas compactas. Tudo dependerá das características do imóvel e do perfil dos moradores. Inclusive, você pode levar vários móveis para esse espaço, com o propósito de deixá-lo ainda mais convidativo, acolhedor e preparado. Neste artigo, falaremos sobre eles.

Portanto, para se aprofundar nessa tendência e alcançar o resultado desejado, acompanhe a leitura e anote as recomendações!

1. Invista em sofás e poltronas para a varanda gourmet

Em primeiro lugar, se existe um móvel mais acolhedor do que um belo sofá, desconhecemos! Por isso, essa é uma das principais peças indicadas para quem deseja montar uma varanda gourmet completa.

Com ele, os seus convidados conseguirão se sentar, relaxar e aproveitar melhor o encontro — sem ver a hora passar.

Não tem espaço suficiente para um sofá? Então, considere utilizar as clássicas poltronas. Elas cumprem a mesma função, sendo bem mais compactas e versáteis.

Independentemente dos itens escolhidos, lembre-se ainda de posicioná-los de frente uns para os outros. Assim, você facilita a interação entre os presentes.

Quando o seu apartamento estiver muito cheio, considere completar a mobília com banquinhos multiuso. Além de conseguir acomodar muito bem as pessoas, eles podem servir como mesas para o apoio de petiscos, copos e acessórios. Bem úteis!

2. Adicione mais personalidade com os futons

Os futons seguem a mesma proposta dos sofás e das poltronas. Originárias do Japão, essas peças consistem em almofadas, só que maiores. Ou seja, perfeitas para que as pessoas se acomodem.

Na decoração, você pode usá-las de diferentes formas — seja sobre um banco de madeira ou no próprio chão —, criando uma atmosfera mais despojada.

Portanto, esse é um truque fantástico para uma varanda gourmet pequena. Após o evento, você pode guardar os futons facilmente no armário, sem comprometer o espaço e prejudicar a rotina.

No mercado, há vários modelos desse objeto. Abaixo, mostramos os principais. Veja só:

  • kakushi: conta com almofadas quadradas, que são costuradas no mesmo tecido, resultando em um colchão bem estreito. Pode ser usado em bancos, no chão ou ao redor de piscinas;
  • zabuton: é o futon clássico. Traz uma almofada em formato quadrado e bem macia. Está disponível em muitas tonalidades e estampas;
  • shikibuton: peça única que pode ser dobrada. Forma um sofá sobre o piso ou em cima de pallets.

3. Os armários modernos não podem ficar de fora

Você já percebeu que o conforto está ligado à praticidade? Portanto, para que uma área gourmet consiga transmitir bem-estar, ela precisa estar sempre organizada, com cada utensílio em seu lugar.

Desse modo, moradores e convidados conseguirão manusear melhor os itens, preparando refeições ou realizando outras atividades com eficiência.

Dito isso, um elemento indispensável é o armário. Você deve escolher uma peça que converse bem com o estilo do ambiente e supra as necessidades dele. Isso significa comportar corretamente eletrodomésticos, acessórios e alimentos.

Então, prefira mobílias que sejam produzidas em materiais resistentes. Exemplos disso são os móveis que têm acabamento próprio para a exposição ao sol e à umidade.

4. As mesas são ótimas para uma área gourmet confortável

A mesa é um móvel imprescindível em uma área gourmet. Mas não falamos apenas das versões grandes, indicadas para as refeições em família.

Nesse sentido, você pode investir em modelos próprios para incentivar a interação entre as pessoas. Certamente, as mesinhas de centro e as laterais são excelentes pedidas.

Hoje em dia, existem lojas que trabalham exclusivamente com essas peças, desenvolvendo opções em cores, tamanhos e design variados.

Os espaços menores combinam bem com as alternativas formadas com nichos, que oferecem uma área extra para o armazenamento de objetos.

Um truque certeiro é garantir que as suas mesas de centro tenham a mesma altura dos assentos dos sofás ou das poltronas.

Por sua vez, as mesas laterais devem estar de acordo com as dimensões dos braços dos móveis. Com isso, os convidados terão um belo ponto de apoio e se sentirão mais confortáveis.

Dica bônus

Para acompanhar as mesas principais, as cadeiras são indispensáveis. Uma solução é preferir as opções com encosto alto, estofamento confortável e de fácil higienização, como as fabricadas em tecidos impermeáveis.

Aliás, escolha o material com base na mesma paleta de cores dos demais estofados. Desse modo, o visual do ambiente ficará equilibrado.

5. Não se esqueça das bancadas gourmets

Toda varanda gourmet deve contar com uma bela bancada. Afinal, é nesse móvel que os moradores preparam as refeições.

Atualmente, existem diferentes modelos no mercado. O mais popular deles é o de ilha, que fica “solto” no espaço. Também há o formato de península, que fica encostado em uma parede ou um balcão. Ambos separam a área de preparo dos alimentos do restante do ambiente.

É importante que você confirme que essa mobília é fabricada em um bom material. A opção mais popular é a madeira, que tem um toque acolhedor e combina com vários estilos decorativos.

Por outro lado, existem bancadas em materiais mais originais, como mármore, cimento queimado, vidro ou granito.

Mas antes de investir, preste atenção no tamanho da área gourmet. Como é uma peça específica para otimizar o espaço, é preciso que ela seja projetada com base nas medidas disponíveis, evitando comprometer a circulação ou criar um visual abarrotado.

Por fim, invista em belos bancos altos para complementar a bancada, de modo a incentivar a interação dos convidados com o cozinheiro e ter um espaço para fazer refeições rápidas no cotidiano.

Viu só? Existem vários móveis que podem ser usados para deixar a sua área gourmet mais interessante. Se quiser, inclua objetos decorativos. Eles ajudarão a realçar o seu bom gosto.

E caso tenha gostado das dicas, compartilhe o link deste artigo nas suas redes sociais. Certamente, os seus amigos vão gostar de ficar por dentro dessa tendência!

Categorias e Tags relacionadas