Apesar de a maior parte da população viver em áreas urbanas, a Mata Atlântica em Ribeirão Preto é a vegetação predominante.
Certamente, isso contribui para vários pontos interessantes, que fazem desta cidade um bom lugar para morar.
Nas linhas a seguir, conheça um pouco mais sobre a história do município e entenda como a Mata Atlântica em Ribeirão Preto é um privilégio!
A Mata Atlântica é um bioma que responde por aproximadamente 13% do território nacional.
Em nível de comparação, a Amazônia detém cerca de 49% e o Cerrado conta com 24%. Por fim, temos a Caatinga, com aproximadamente 10%, o Pantanal e o Pampa, com mais ou menos 2% cada.
Também conhecida como floresta tropical, a Mata Atlântica em Ribeirão Preto ou em outras partes do Brasil tem uma vegetação heterogênea.
São campos abertos, regiões montanhosas e até florestas chuvosas.
Na Mata Atlântica em Ribeirão Preto, por exemplo, além de florestas nativas, há refúgios, várzeas, campos de altitude, restingas, dunas e mangues.
Entre as principais espécies de árvores da região estão a paineira, o pau-ferro, o pau-mulato, o angico e a figueira.
Já a fauna é considerada endêmica, ou seja, se restringe a áreas específicas, justamente pela característica diversa da flora.
No entanto, temos algumas espécies bastante conhecidas, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada. Há uma predominância de anfíbios, mas também existem mamíferos e aves.
Localizada no interior de São Paulo, Ribeirão Preto é uma cidade relativamente jovem, fundada em 1856.
No começo do século XX, a região começou a receber muitos imigrantes. E, por um longo período, teve o cultivo do café como a sua principal fonte de renda.
Contudo, na década de 1920, a atividade perdeu força, sobretudo por causa dos novos processos industriais.
Mesmo assim, Ribeirão Preto continuou a investir para se tornar um bom lugar para viver.
Na segunda metade do século XX, começou a aportar dinheiro em áreas como saúde, tecnologia da informação, biotecnologia e bioenergia.
O investimento rendeu frutos e, em 2010, a cidade foi declarada um polo tecnológico. Por essas atividades, Ribeirão Preto detém o 25º maior Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil.
Atualmente, o município conta com cerca de 720 mil habitantes. Portanto, é o nono mais populoso do país, sem contar as capitais.
Sua população cresce graças a características como o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que está acima da média brasileira.
Morar na cidade também tem outras vantagens. Há rodovias que fazem a ligação com outras regiões, além da disponibilidade de ferrovias e de um aeroporto.
Temos atividades voltadas para a cultura, como o Theatro Pedro II e o Museu do Café. A região ainda reúne shoppings e opções de gastronomia que agradam a todos os públicos.
Outros atrativos são grandes eventos como a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a Agrishow, que atraem pessoas de outros estados brasileiros e até de outros países.
Naturalmente, as atividades econômicas e o aumento populacional comprometeram a Mata Atlântica em Ribeirão Preto.
Em 1962, a área de vegetação natural já era baixa. Correspondia a, aproximadamente, 15% do território do município.
No entanto, o desmatamento continuou a aumentar e, por volta dos anos 2000, só a mancha urbana e o plantio da cana-de-açúcar ocupavam mais de 75% da cidade.
Para quem mora em Ribeirão Preto, contar com uma área de Mata Atlântica é um verdadeiro privilégio.
Afinal, isso proporciona qualidade de vida, além de oportunidades de descanso e lazer que podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades.
No entanto, a Mata Atlântica em Ribeirão Preto corresponde a apenas 3,4% do território do município, que tem mais de 650 km².
Grande parte da Mata Atlântica em Ribeirão Preto fica na Estação Ecológica de Ribeirão Preto. Ela foi fundada em 1957 como Reserva Estadual Florestal e se tornou a estação em 1984.
Além de manter o bioma, a Estação Ecológica protege corpos d’água, como a Bacia Hidrográfica do Pardo.
No entanto, a região conta com outras áreas importantes. Por exemplo, alguns parques de Ribeirão Preto, como o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Parque Maurílio Biagi e o Bosque-Zoológico Municipal.
Vale mencionar ainda a Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro do São Bento. Criada em 1988, ela tem dois hectares e recebe o plantio de mudas que ajudam a arborizar a cidade.
Em um dos bairros mais tradicionais e conhecidos de Ribeirão Preto, o Ribeirânia, há um pedaço da Mata Atlântica para você apreciar, que fica ao lado do novo empreendimento inteligente da Tecnoart, o Ribeirânia Garden Smart Home.
A Mata Atlântica em Ribeirão Preto certamente pode ser um ponto positivo a mais na hora de decidir investir em um imóvel na região.
Afinal, morar em uma cidade grande, poluída e barulhenta tende a aumentar os níveis de estresse. O resultado é uma baixa qualidade de vida, com prejuízos à saúde física e mental.
É por isso que muita gente investe em imóveis com áreas verdes ou próximos da natureza, como a Mata Atlântica em Ribeirão Preto.
Entre as principais vantagens disso temos:
Se você gostou da ideia de morar perto da Mata Atlântica em Ribeirão Preto, não pode deixar de conhecer o novo empreendimento da região.
Lançamento da Tecnoart, o Ribeirânia Garden Smart Home fica ao lado de uma área verde preservada, o que é um diferencial e tanto para os moradores.
Confira as novidades deste e de outros empreendimentos nas redes sociais. Acompanhe os nossos perfis no Instagram, no Facebook, YouTube e no LinkedIn!