fbpx
blog tecnoart

Por que morar em prédio com pontos de carregamento de carros elétricos?

Pontos de carregamento de carros elétricos

Muita gente sonha em comprar um apartamento. E uma das dicas para fazer uma boa escolha é entender como o empreendimento vai atender suas necessidades a longo prazo. Por exemplo, a preferência por aqueles que tenham pontos de carregamento de carros elétricos.

Afinal, esse é um mercado em crescimento no Brasil e no mundo. Sendo assim, morar em um imóvel preparado representa uma facilidade, seja para quem já possui ou acredita que vai possuir um veículo desse tipo no futuro.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, está no lugar certo! No artigo de hoje, vamos abordar este tema e mostrar por que é vantajoso viver em um prédio com pontos de carregamento de carros elétricos. Acompanhe!

Quais são as vantagens de morar em um prédio com pontos de carregamento de carros elétricos?

Vamos direto ao ponto: por que preferir um empreendimento com pontos de carregamento de carros elétricos?

Bom, a explicação passa por entender que esses veículos são uma grande aposta do mercado automobilístico.

Afinal, eles oferecem diversas vantagens em relação aos carros com motor a combustão, como:

  • economia, já que percorrem a mesma distância gastando até 75% menos “combustível”;
  • sustentabilidade, pois não emitem gases poluentes. Dessa forma, ajudam a reduzir os efeitos do aquecimento global;
  • eficiência, uma vez que só 5% da energia produzida pelo motor se perde, contra 65% dos carros a combustão;
  • manutenção mais simples, por terem motores menos complexos do que os tradicionais;
  • baixa poluição sonora, já que eles quase não fazem barulho, o que aumenta o bem-estar nas cidades.

Além disso, devem dominar o mercado muito em breve. No Brasil, a expectativa é de que 22% das vendas sejam de carros elétricos até 2035.

Só no primeiro semestre de 2022, o emplacamento desse tipo de veículo foi 47% maior do que no mesmo período de 2021.

Em países como a China e os Estados Unidos, a popularidade dos elétricos é gigante, assim como a disponibilidade de pontos de carregamento.

Por aqui, é mais fácil encontrar locais para a recarga nas capitais. Há estações em áreas públicas, como praças e estacionamentos.

Novos empreendimentos também apostam nesse diferencial para atrair compradores.

A vantagem de morar em um prédio com pontos de carregamento de carros elétricos é justamente a comodidade.

Imagine chegar em casa e deixar o veículo na recarga para, quando precisar usar novamente, ele estar prontinho, só aguardando?

Isso evita a dependência de pontos de carregamento. Além disso, você não precisa perder tempo nesses locais esperando a carga completar.

Prédios são obrigados a ter pontos de recarga?

Com os carros elétricos cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, algumas cidades já se preparam para essa nova realidade.

Esse é o caso de São Paulo, uma das capitais brasileiras que serve como exemplo na regulamentação e no estímulo ao uso dos motores a eletricidade.

Por meio da Lei n.º 17336/2020, os condomínios construídos a partir de março de 2021 na cidade ficam obrigados a dispor de pontos de carregamento de carros elétricos para os moradores.

No entanto, o texto deixa abertas algumas questões, que podem ser decididas pelas construtoras. Por exemplo, o tipo de recarga oferecido.

Nesse sentido, elas devem buscar diferenciais para sair na frente e se destacar, como oferecer pontos de carregamento preparados para diferentes tecnologias.

É o que já acontece em algumas cidades onde não há nenhum projeto de lei desse tipo em tramitação no momento, como Ribeirão Preto.

Pontos de carregamento de carros elétricos

Como funcionam os pontos de carregamento de carros elétricos em prédios?

Basicamente, os pontos de carregamento de carros elétricos em prédios devem ser preparados para garantir a segurança e o conforto necessários para que os moradores usem seus veículos com tranquilidade.

Na prática, a recarga só precisa de uma carga compatível. Isso significa dizer que até mesmo uma tomada comum pode servir.

No entanto, essa não é a melhor alternativa, já que o recarregamento acontece de forma lenta. Sem falar que as tomadas 110v ou 220v convencionais podem prejudicar a bateria do carro e gerar outros prejuízos. Entre eles, a sobrecarga no sistema elétrico.

Portanto, morar em um prédio com pontos de carregamento de carros elétricos pensados para essa finalidade certamente é uma grande vantagem. Afinal, representa cargas mais rápidas e seguras.

Além disso, alguns detalhes devem ser definidos pelo condomínio. E isso faz toda a diferença na experiência do morador.

Por exemplo, os pontos de carregamento podem ser individuais ou coletivos. Dessa maneira, respectivamente, os custos com a energia são direcionados ao proprietário do imóvel ou distribuídos entre os condôminos.

O ideal é que eles sejam particulares. Assim, não há o risco de alguém querer usar e não encontrar vaga disponível.

Também é mais justo para todos que a cobrança seja individual. Atualmente, existem tecnologias que desbloqueiam o ponto por meio de aplicativo no celular ou cartão. Dessa forma, é possível identificar quem usa e o quanto consome.

Novo prédio inteligente de Ribeirão Preto terá pontos individuais

Para quem está em busca de um imóvel em Ribeirão Preto, a boa notícia é que há um novo prédio inteligente na cidade!

O ICON traz diversas comodidades e facilidades para o dia a dia dos moradores. Por exemplo, ele já virá pronto para a automação residencial.

E para aqueles que têm ou pretendem ter um carro elétrico, é importante saber que o empreendimento também contará com pontos de carregamento individuais.

Eles já vêm preparados para que os moradores possam decidir qual será o tipo de recarregamento. Afinal, isso varia de acordo com o modelo do veículo.

Quanto à cobrança, será por meio de medição individual. Ou seja, vai direto para a conta de energia do morador.

Gostou dessa novidade e quer saber mais sobre nossos empreendimentos? Acesso o site.

Categorias e Tags relacionadas