fbpx

Smart Delivery: uma tendência que vai otimizar sua rotina

 

Seja em um condomínio grande ou pequeno, um sistema de Smart Delivery é fundamental para dar mais conforto e praticidade aos moradores na hora do recebimento de encomendas. Isso sem falar que mantém a organização dos espaços comuns e otimiza o trabalho dos funcionários.

Para tanto, é preciso ter não apenas pessoas capacitadas. É necessário contar com tecnologias e ferramentas que atendam às demandas dos condôminos, como eficiência e precisão nas entregas.

Esses recursos estão disponíveis em prédios inteligentes e modernos. Geralmente, aqueles maiores, prontos para receber também uma grande quantidade de moradores.

Nesses casos, a adoção do Smart Delivery chega para tornar a logística das entregas mais ágil. Entenda melhor nas linhas a seguir!

O que é Smart Delivery?

Originária do inglês, a expressão Smart Delivery quer dizer “entrega inteligente”. A tradução do termo já dá pistas do que esse conceito significa.

Ele nasceu em empresas, principalmente lojas online. Isso porque elas sempre estão em busca de otimizar as entregas e reduzir os custos.

Para isso, investem em tecnologias que facilitam desde a separação até o envio e recebimento dos produtos, incluindo um acompanhamento eficiente.

Isso é extremamente necessário para gerar satisfação e fidelizar clientes, tendo em vista a expansão do e-commerce e o aumento da competitividade nesse setor.

Essa necessidade de investir em tecnologias para atrair consumidores ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19. Isso porque foi um momento de crescimento das compras online.

As lojas físicas fechadas e a necessidade de manter o isolamento social foram só alguns fatores responsáveis pelo salto do e-commerce no período. Os pedidos via aplicativos de delivery também dispararam.

Nesse cenário, grande parte das empresas teve problemas com a logística, devido ao aumento repentino da demanda.

Então, como fazer com que as encomendas cheguem até os consumidores de um jeito mais rápido e eficiente?

A principal solução é investir no Smart Delivery — que, basicamente, engloba soluções tecnológicas que ajudam a controlar todo o processo de logística.

As principais vantagens do Smart Delivery

De maneira geral, a logística inteligente traz diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os clientes.

Por exemplo, ela permite oferecer diferentes formas de pagamento de um jeito simples e automatizado. Assim, amplia as possibilidades para as partes envolvidas no momento do fechamento da compra.

Além disso, o Smart Delivery busca reduzir as chances de erros durante o processo de separação dos pedidos.

Na entrega, há uma roteirização, que torna as movimentações rápidas e eficientes, além de um código para rastreio, que permite que o consumidor acompanhe suas encomendas.

Sem falar na integridade dos pedidos, que passam por menos manuseios, graças à otimização de todos esses processos.

A aplicação da logística inteligente em condomínios

Assim como em uma loja ou um delivery, a logística inteligente pode ser aplicada em prédios residenciais.

Nesse caso, estamos falando de uma forma otimizada de organizar as entregas dos apartamentos de um condomínio.

O objetivo é tornar o recebimento mais rápido, prático e organizado para os moradores e, claro, para os funcionários.

A gestão de entregas em um edifício inclui o recebimento, a organização e o armazenamento das encomendas.

Em muitos casos, quando não há Smart Delivery, os objetos ficam guardados em áreas comuns ou em locais específicos para esse fim.

No entanto, é bastante comum haver desorganização e, consequentemente, acúmulo de caixas e pacotes na portaria ou em outros lugares.

Especialmente quando pensamos em períodos de alta nas compras por meio do comércio eletrônico, como Black Friday e Natal.

Já em um condomínio com Smart Delivery, quando a mercadoria chega ao endereço, vai para o chamado Smart Locker, que é uma espécie de armário.

Comprar sem sair de casa é um caminho sem volta. A expectativa é de que o ritmo de consumo pela internet se mantenha.

Portanto, é interessante contar com soluções que visem a organização e a comodidade, como é o caso do Smart Delivery.

Smart Delivery
 

Como funciona a entrega inteligente em condomínios?

As novidades do mundo da tecnologia costumam causar curiosidade. Com o Smart Delivery não é diferente. Afinal, como funciona o sistema de entregas inteligentes na prática?

Bom, tudo vai depender da organização e das ferramentas adotadas em cada prédio.

O ideal é que, quando a encomenda chega, um funcionário do prédio faça o seu registro e guarde o pacote em um Smart Locker disponível.

Outra possibilidade é o próprio funcionário dos Correios ou da transportadora guardar a mercadoria mediante a liberação do porteiro ou zelador.

Por fim, o destinatário recebe uma notificação a respeito da chegada da encomenda e pode retirá-la no armário quando quiser ou puder.

 

Quais são as principais vantagens do Smart Delivery?

As entregas inteligentes chegaram para ficar! Aos poucos, a tecnologia vai conquistando empreendimentos imobiliários e se torna mais um quesito para considerar na hora de comprar um apartamento.

Quem opta por um imóvel com Smart Delivery, por exemplo, conta com benefícios que fazem a diferença. Em seguida, listamos os principais:

  •  maior organização das portarias e do trabalho dos funcionários;
  •  aumento da produtividade dos profissionais do condomínio;
  •  notificações automáticas sobre a chegada de encomenda;
  •  armazenamento mais adequado dos pacotes;
  •  retirada dos pedidos a qualquer hora do dia;
  •  ar mais moderno para o empreendimento;
  •  recebimento sem precisar estar em casa;
  •  mais comodidade para os moradores;
  •  maior segurança nas entregas;
  •  entre outras.

Tão importante quanto pensar em aderir à logística inteligente é conhecer as tecnologias e os equipamentos necessários para colocar esse conceito em prática.

No caso do Smart Delivery, como vimos, os Smart Lockers são grandes aliados. Então, conheça os armários inteligentes, descubra como funcionam e veja quais são as vantagens deles!

Categorias e Tags relacionadas