fbpx

Smart Lockers: armários inteligentes chegam aos condomínios

Muito usado em países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, os Smart Lockers também chegam aos projetos brasileiros aos poucos.

O objetivo é tornar a entrega de encomendas mais prática e segura para os moradores de condomínios e modernizar esses ambientes.

Além de espaços residenciais, os Smart Lockers já começaram a invadir as grandes cidades para facilitar o recebimento de compras feitas pela internet de maneira geral.

A tecnologia torna a dinâmica segura tanto para quem compra quanto para quem entrega. Há lugares com armários em estações de metrô e em shoppings, por exemplo.

Quando falamos em ambientes residenciais, isso também contribui diretamente para a organização dos espaços, a administração e o trabalho de porteiros e outros funcionários.

É que os Smart Lockers evitam o acúmulo de encomendas nas portarias e áreas comuns. Sendo assim, tudo fica mais arrumado e fácil para todos.

Conheça melhor essa solução nas linhas a seguir. Saiba o que é, entenda como funciona e descubra suas vantagens!

O que são os Smart Lockers?

Em tradução literal do inglês, Smart Lockers quer dizer “armários inteligentes”. E é exatamente isso que eles são: compartimentos ideais para receber encomendas em condomínios.

O que diferencia os Smart Lockers de um guarda-volumes comum é a inteligência por trás deles, como o próprio nome sugere.

Ela permite a interação via aplicativos, que comunicam quando uma encomenda chega e está pronta para ser retirada pelo morador, por exemplo.

Além disso, por meio do app, é possível consultar a senha de acesso ao armário para retirar o pacote de uma forma segura.

Mas, na verdade, tudo isso faz parte de um conceito maior: o de Smart Buildings. Portanto, os armários inteligentes são só uma das formas de modernizar prédios e condomínios.

Isso sem falar na facilidade de oferecer controle e monitoramento a distância.

Sendo assim, vale a pena ficar de olho em detalhes como esse na hora de comprar um apartamento, bem como nas áreas comuns e em outras facilidades.

Afinal, há um conjunto de fatores que torna um prédio inteligente e ainda garante conforto e segurança no seu dia a dia.

No entanto, também é possível deixar um edifício antigo mais inteligente com a adoção de tecnologias como a dos Smart Lockers.

Essa, inclusive, é uma preocupação de síndicos que querem otimizar processos por meio da implementação de projetos inovadores.

Smart Lockers ou armários inteligentes

Como funcionam os armários inteligentes?

O funcionamento dos Smart Lockers é bem simples.

Quando chega uma encomenda, o funcionário do condomínio registra a entrega e deposita o volume em um dos armários disponíveis no momento.

Ou seja, não há a necessidade de ter um espaço específico para cada apartamento nesse tipo de automação para condomínios.

Também existe a possibilidade de o porteiro ou zelador liberar um dos armários inteligentes para que um funcionário dos Correios ou da transportadora deposite a encomenda.

Em ambos os casos, é importante contar com um sistema de vigilância para acompanhar todo o processo.

Entretanto, os Smart Lockers contam com uma fechadura digital e podem ter até um painel touch-screen para o registro das informações do morador que vai receber a encomenda.

Feito isso, o sistema do armário inteligente envia automaticamente uma mensagem para o celular desse indivíduo. Assim, ele pode retirar a entrega quando for mais conveniente.

E para tornar o processo mais seguro, o morador recebe uma senha, que dará o acesso ao Smart Locker com a sua encomenda.

Outras possibilidades são o desbloqueio por QR Code ou biometria, dependendo do sistema adotado pelo condomínio.

Como os Smart Lockers ficam disponíveis 24 horas, certamente oferecem mais comodidade para os moradores.

Ainda evitam o acúmulo de caixas e pacotes — que, além de deixar um aspecto desorganizado, favorece a danificação ou o extravio de encomendas, o que pode gerar prejuízos ao condomínio.

Vale lembrar que a comunicação dos Smart Lockers é criptografada. No entanto, o condomínio mantém uma chave-mestra para abrir, em caso de emergência.

Quais são as vantagens dos Smart Lockers para os condomínios?

A pandemia de Covid-19 exigiu adaptações em diferentes áreas e mercados. Um hábito que passou por transformação foi o de compra.

Desde o início do isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, a quantidade de compras online aumentou substancialmente no Brasil.

Isso gerou um efeito cascata, que fez com que processos fossem revistos pelos prestadores de serviços dos condomínios, uma vez que eles são responsáveis por separar as encomendas dos moradores.

Se levarmos em consideração que comprar pela internet é uma tendência que veio para ficar, os Smart Lockers fazem todo o sentido para todos os tipos de condomínio.

Isso porque otimizam a rotina e permitem o recebimento de encomendas a qualquer momento do dia. Dessa forma, problemas como tentativas frustradas de entrega e até mesmo devoluções deixam de existir.

Há ainda outras vantagens nos armários inteligentes, como:

  • não existe a necessidade de o destinatário estar em casa para receber a encomenda;

  • mais agilidade para a rotina de trabalho dos funcionários do condomínio;

  • aviso automático quando há encomenda para ser retirada;

  • armários inteligentes funcionam mesmo sem energia elétrica;

  • menores chances de ter uma encomenda danificada ou extraviada;

  • ambientes mais modernos;

  • registro das entregas;

  • armários inteligentes podem ser feitos sob medida;

  • oferecem mais segurança.

Além dos Smart Lockers, os projetos da Tecnoart Engenharia reúnem outras tecnologias e tendências, como coworking, sala de descompressão e lavanderia compartilhada.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário, basta seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Categorias e Tags relacionadas