fbpx

Por que morar em um condomínio com lavanderia coletiva?

Basicamente, a lavanderia coletiva é um espaço comum no condomínio para lavar e secar as roupas dos moradores.

Assim como a utilização, os custos são divididos entre todos, seja embutido no valor do condomínio ou de acordo com o uso de cada um. 

Se bem organizado, o ambiente pode trazer diversas vantagens para o dia a dia, como praticidade, economia e sustentabilidade.

Essa também é uma boa alternativa para apartamentos pequenos. Imóveis assim são cada vez mais comuns e atraem principalmente jovens, solteiros, pessoas que moram sozinhas ou que têm uma rotina dinâmica.

Para aproveitar melhor os espaços, imóveis menores deixam de fora a área de serviço. Sem um local para a instalação da máquina de lavar, as construtoras optam por criar lavanderias compartilhadas nos condomínios.

No entanto, essas áreas não são uma novidade. Elas já são bastante comuns em países da Europa e nos Estados Unidos, por exemplo.

Aos poucos, ganham força também no Brasil, sendo até requisito para alguns na hora de comprar um apartamento.

Então, que tal saber mais a respeito dessa tendência?

Como funciona uma lavanderia compartilhada?

Primeiramente, é preciso ter em mente que esse é um espaço de uso coletivo.

Assim como outras áreas, como piscina, salão de festas, coworking, quadras e academia no condomínio, todos têm o direito de usar.

Agora, o funcionamento e as regras vão depender de como o espaço foi estruturado, do maquinário adquirido e das necessidades dos moradores. 

Um condomínio com lavanderia coletiva pode ter máquinas e secadoras comuns, como os modelos domésticos.

Essa opção é menos comum porque consome mais água e energia, além de ter ciclos de lavagem e secagem demorados.

Por isso, geralmente uma lavanderia compartilhada usa máquinas do tipo industrial. Modelos assim permitem o uso de fichas para liberar a utilização. 

Dessa maneira, é possível controlar a quantidade de vezes que cada um pode lavar roupas por semana, organizando o uso e evitando espaços cheios.

Outra iniciativa para evitar desperdícios pode ser estipular um valor para as fichas. Costuma ser algo simbólico, como R$ 3 ou R$ 5. Isso tende a gerar mais consciência nas pessoas.

A lavanderia coletiva também pode ter à disposição os produtos necessários para lavar as roupas. Mas é muito comum que cada morador leve sabão e amaciante próprios, de acordo com suas preferências.

Lavanderia coletiva

Quais são as vantagens de morar em um condomínio com lavanderia coletiva?

A lavanderia compartilhada oferece vários benefícios para os moradores. Para entender melhor, confira os principais nos tópicos em seguida.

Mais espaço no apartamento

Sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens da lavanderia coletiva em um condomínio.

Afinal, o ambiente foi pensado justamente para permitir que apartamentos compactos não precisem ser abarrotados de itens grandes, como máquina de lavar e tanque.

No entanto, ela não é exclusividade de imóveis pequenos ou simples. Nada impede que um empreendimento de alto padrão ofereça essa comodidade para os moradores também.

Menos desordem

Por se tratar de uma área de serviço, a lavanderia tende a ficar bagunçada ao longo da semana, mesmo quando é espaçosa e equipada.

Também costuma ser um cômodo do apartamento onde as pessoas guardam coisas que não usam tanto no cotidiano ou não querem deixar à vista.

Sem ele, é preciso se planejar melhor para cuidar das roupas e manter outros objetos, o que contribui para a organização da rotina e do lar.

Imóveis com valor mais acessível

Ao optar pela lavanderia coletiva, não há a necessidade de a construtora instalar tubulações e fiações específicas para o uso da máquina de lavar em cada um dos apartamentos do empreendimento. Isso gera uma economia que é repassada ao cliente final.

Além disso, não será necessário se preocupar com manutenções e problemas nessas instalações. Uma vez que o espaço de lavar roupa fique concentrado em um só lugar, é mais fácil fazer reparos e, claro, o custo é dividido entre todos os moradores.

Economia na hora de mobiliar

Se você não precisa de uma máquina de lavar, claro que isso também vai gerar uma economia no momento de montar o seu apartamento.

Não ter que investir nesse eletrodoméstico pode fazer sobrar recursos para caprichar em outras áreas, como móveis sob medidatelevisão moderna na parede ou, quem sabe, na decoração.

Lavagem mais rápida

Cuidar das roupas em uma lavanderia compartilhada tem outro ganho interessante relacionado à praticidade no dia a dia.

Se forem instaladas máquinas para atendimento industrial, você vai gastar metade do tempo esperando completar os ciclos de lavagem e secagem.

Economia de água e energia

O tipo de máquina de lavar desses espaços também ajuda na economia de água e energia, pois otimizam esses gastos.

Certamente, é uma boa pedida para quem se preocupa em levar um estilo de vida mais sustentável e inteligente.

Convivência com vizinhos

A lavanderia coletiva pode se tornar até mesmo uma área de convivência, onde os vizinhos se encontram para colocar a conversa em dia e trocar dicas sobre limpeza.

Pensando nesse fator, algumas construtoras já idealizam o local de maneira que tenha uma decoração mais aconchegante. Sofás, televisão e máquina de café podem ser incluídos nos projetos, por exemplo.

Quais são as boas práticas na hora de usar uma lavanderia coletiva?

A convivência em grupo pode se tornar um verdadeiro problema quando não há regras claras e bom senso. Não é diferente quando falamos de uma lavanderia compartilhada. 

Roupas espalhadas ou esquecidas, falta de produtos ou objetos de uso coletivo, além da demora para utilizar os equipamentos, estão entre os principais problemas que podem surgir no dia a dia.

Sendo assim, é essencial adotar boas práticas para que o espaço seja uma solução para o condomínio. Por exemplo:

  • retirar todas as roupas da máquina depois do uso;

  • não deixar nada espalhado;

  • esperar juntar roupa o suficiente para encher a máquina;

  • não usar o equipamento mais de uma vez para evitar filas;

  • utilizar uma máquina exclusiva para panos de chão e itens de pets;

  • manter os cestos de transporte das roupas na lavanderia;

  • deixar materiais de limpeza em seus devidos lugares após o uso.

Conhecer as possibilidades do mercado imobiliário atual, como um condomínio com lavanderia coletiva, é muito importante para quem pensa em comprar um apartamento.

Se você quer saber mais sobre esse universo e ver dicas para se inspirar, acompanhe os nossos perfis nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube!

Categorias e Tags relacionadas