Muito se ouve falar das vantagens dos carros elétricos. Principalmente no quanto podem ajudar a preservar o meio ambiente, já que usam eletricidade no lugar de combustíveis fósseis.
No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre eles. Afinal, os benefícios valem mesmo o investimento nesse tipo de veículo? Será que o desempenho deles é bom? E a manutenção?
Para responder essas e outras perguntas, listamos a seguir as principais vantagens dos carros elétricos. Acompanhe!
Alguns dos benefícios dos carros elétricos, como os ganhos em sustentabilidade, já são bastante conhecidos. Mas há outros que ainda são pouco explorados. Você confere quais são eles logo abaixo!
Por diferentes motivos, inclusive que abordaremos nos próximos tópicos, os carros elétricos são mais agradáveis de se conduzir.
Até porque alguns comportamentos são importantes para ajudar na recarga desses veículos. Por exemplo, é comum que as pessoas não pisem fundo no acelerador durante a partida, saindo sem pressa.
O que também é mais agradável é a quantidade de ruído, ou seja, outro dos benefícios dos carros elétricos.
Principalmente em baixa velocidade, esses veículos praticamente não emitem som, o que aumenta o conforto e o bem-estar, tanto para os motoristas quanto para a cidade.
A baixa poluição sonora se deve ao fato de não haver queima de combustível e de não existir sistema de escape.
Um dos benefícios dos carros elétricos é justamente o fato de eles não usarem combustíveis inflamáveis, o que gera mais segurança para os usuários, embora os tanques modernos sejam muito seguros.
Vale destacar ainda que as baterias ficam sob assoalho. Isso permite que o centro de gravidade fique baixo, dando estabilidade, sobretudo em curvas.
Apesar dos veículos funcionarem de um jeito bem diferente dos tradicionais, é possível, sim, fazer uma comparação entre o consumo por quilômetro rodado.
Basicamente, uma das vantagens dos carros elétricos é conseguir percorrer a mesma distância usando até 75% menos combustível.
Isso acontece porque, além desses veículos serem mais eficientes, a eletricidade custa menos do que a gasolina, o diesel ou o etanol.
Entre os benefícios dos carros elétricos também está o fato de terem motores com funcionamento simples. Eles contam com menos componentes, o que significa pouca dor de cabeça para os usuários.
Correia dentada, velas de ignição, filtros de óleo e ar… Nada disso se faz presente neles, tornando o custo com manutenção mais baixo.
E entre as peças presentes nesses veículos, o desgaste também é menor, garantindo a maior durabilidade do motor.
Sem falar que um dos benefícios dos carros elétricos é a manutenção ser simples. Basta limpar e ajustar os freios, balancear, alinhar as rodas, revisar faróis, suspensão e outros itens básicos.
Esses são veículos que chegaram ao mercado nacional por um preço muito superior aos tradicionais, o que contribui para o crescimento lento no número de carros elétricos.
No entanto, a tendência é que eles fiquem mais baratos com o passar do tempo. Isso porque a tecnologia já começa a ficar acessível, principalmente com o desenvolvimento de baterias menores e potentes.
Além disso, há alguns incentivos, levando em consideração que uma das vantagens dos carros elétricos é o ganho em sustentabilidade.
Um deles é a redução de impostos. Em 2014, por exemplo, o Governo Federal zerou as taxas para a importação, que antes eram de 35%.
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também foi reduzido, inclusive para carros híbridos.
Em alguns estados, há ainda a isenção ou a redução do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O motor elétrico consegue aproveitar melhor a energia que recebe. Isso faz com que ele tenha mais desempenho e consiga usar o “combustível” de maneira eficiente.
Para você ter uma ideia, em motores a combustão, apenas entre 30% e 40% do combustível é aproveitado. O restante se perde com o calor.
Já nos carros elétricos, esse aproveitamento pode chegar a 90%.
O gasto de combustível também acontece de forma mais equilibrada, principalmente em congestionamentos.
Quanto aos carros híbridos, eles ativam o motor elétrico quando há maior necessidade de eficiência, como na partida.
Adotar cuidados com o meio ambiente é um assunto urgente. E, ao optar por um carro elétrico, há benefícios como a redução de até 30% nas emissões de CO2 na atmosfera.
No entanto, apesar de esses veículos não liberarem gases poluentes durante o funcionamento, isso ainda acontece no seu processo de fabricação.
Também é importante ressaltar que o Brasil é um país que prioriza as hidrelétricas como matriz energética. Portanto, essa é mais uma das vantagens dos carros elétricos por aqui.
Isso porque, ao utilizar fontes de energia renováveis, é possível reduzir o impacto desses veículos no meio ambiente.
Por outro lado, alguns países ainda usam carvão e diesel, que são matrizes poluentes. Nesses casos, os ganhos em sustentabilidade são menores.
Como vimos, apesar das vantagens dos carros elétricos, eles apresentam algumas desvantagens. A principal delas é o alto valor inicial dos veículos.
Além disso, ainda há poucos pontos de recarga espalhados pelo Brasil. No geral, eles se concentram em grandes cidades.
Basicamente, é possível encontrá-los em áreas públicas, como postos, parques, shoppings e estacionamentos.
Portanto, ao investir em um imóvel, é muito importante escolher um com pontos de carregamento de carros elétricos. Afinal, esses veículos prometem dominar o mercado nacional nos próximos anos.
Sendo assim, mesmo que você ainda não tenha um, vale a pena pensar no futuro e fazer esse investimento no presente.
Em Ribeirão Preto, o destaque é para a nova linha Smart Home, com empreendimentos inteligentes, da Tecnoart. Eles contam com pontos individuais de carregamento, proporcionando mais conforto e praticidade para os moradores.
Está de olho em um apartamento em Ribeirão Preto? Então, acesse e conheça nossos empreendimentos.