Temos ouvido falar muito sobre a preservação do meio ambiente. Afinal, essa é uma necessidade urgente, para que os recursos naturais durem mais tempo e todos tenham mais qualidade de vida. Mas você sabia que é possível fazer isso de diversas formas, como em uma decoração sustentável?
E o melhor: vai além de apenas reciclar ou reaproveitar objetos de décor. Dá para ter uma casa sustentável por meio da escolha dos materiais, da pintura das paredes e do uso da tecnologia, entre outros exemplos.
Para entender como ter uma casa aconchegante com decoração sustentável, que ajuda a preservar a natureza, acompanhe as nossas dicas a seguir!
Primeiramente, quem decide seguir uma decoração sustentável precisa ficar de olho na escolha dos materiais, dos revestimentos aos objetos decorativos.
O ideal é procurar por opções que sejam biodegradáveis ou não passem por um processo de fabricação que agrida demais o meio ambiente.
Quer um exemplo? Optar por itens artesanais e de produtores locais. Além dessa ideia, listamos algumas outras para ajudar você:
O princípio da sustentabilidade se baseia nos chamados “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar. O primeiro deles tem tudo a ver com o estilo de vida minimalista.
Afinal, ele prega aquela máxima de que “menos é mais”, o que faz com que se encaixe na decoração sustentável.
No minimalismo, fica somente o que é necessário. Isso é bom porque mantém um décor clean, sem tantos móveis e objetos no caminho.
Aliás, essa é uma boa opção para apartamentos pequenos, porque deixa tudo visualmente mais organizado e amplia o espaço de circulação.
O “reutilizar” também pode aparecer na decoração minimalista por meio de móveis e objetos com mais de uma função. Esse é o caso de uma cama-baú ou de um sofá-cama, por exemplo.
Janelas grandes e cortinas que deixam a iluminação entrar também contribuem para uma decoração sustentável porque ajudam a economizar energia elétrica.
Além disso, a luz natural cria um ambiente aconchegante e, assim, aumenta o bem-estar. Melhor ainda se do lado de fora tiver árvores ou plantas que purifiquem o ar.
Agora, se não há muita luz no imóvel, dá para seguir por outro caminho, como usar cores claras na pintura, nos revestimentos e nos móveis. Isso deixa os ambientes mais iluminados e amplos visualmente.
Brechós e feiras de antiguidades são ótimos aliados para quem quer conquistar uma decoração sustentável.
Ao usar móveis e objetos decorativos que eram de outras pessoas, você contribui para a redução da geração de lixo, o que diminui os impactos do consumo no meio ambiente.
Nesse sentido, é possível ter uma decoração totalmente vintage ou utilizar alguns itens específicos para um estilo boho ou até minimalista. Tudo vai depender dos seus achados.
Além dessa opção, você pode herdar móveis e objetos de familiares. Assim, ainda conta com um ambiente cheio de lembranças afetivas.
É quase impossível falar de decoração sustentável sem trazer aquelas opções “faça você mesmo”. Ou, do inglês, Do It Yourself, o famoso DIY.
Os pallets, por exemplo, podem servir de base para uma mesa de centro, um banco, um sofá e até uma cama.
Outros itens de madeira também podem virar móveis. Um carretel industrial rende uma bela mesa. Já uma escada antiga pode ser pintada e se transformar em uma estante.
É possível usar garrafas e potes de vidro como vasos de planta. E, mesmo que eles não façam parte da sua casa, dá para reutilizar para a decoração sustentável de uma festa de aniversário. Eles são boas opções de centro de mesa ou lembrancinhas.
Por fim, morar em uma smart home é outra alternativa para quem quer uma decoração sustentável.
Afinal, a tecnologia pode ajudar a poupar energia elétrica e água, por exemplo. Além de trazer diversas facilidades para o dia a dia de todos, com opções como:
Para quem quer morar em um prédio inteligente, a Tecnoart Engenharia conta com uma nova linha Smart Home em Ribeirão Preto. Conheça nossos empreendimentos.