fbpx

Chegou a hora de aderir a um estilo de vida minimalista

O estilo de vida minimalista está em alta! E ele tende a ser adotado em diferentes áreas, como no comportamento ou em casa.

Nesse último caso, o crescimento nos últimos anos pode ser associado a alguns fatores. Entre eles, o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Ao passar mais tempo em casa, as pessoas buscaram por aspectos como conforto e bem-estar, que têm total relação com uma vida minimalista.

Isso sem falar na expansão do mercado imobiliário, com grande oferta de imóveis menores e aconchegantes, ideais para quem mora só ou casais.

Nesse sentido, o minimalismo ajuda a manter tudo em ordem, tornando os espaços mais funcionais e até fazendo com que pareçam maiores.

Saiba mais a respeito!

Afinal, o que é o estilo de vida minimalista?

Em uma sociedade que incentiva o consumo desenfreado, o estilo de vida minimalista chega para mostrar que é possível viver com pouco e ser feliz.

No entanto, essa não é uma corrente que fala sobre deixar de consumir, mas sim de fazer boas escolhas, já que “menos é mais”.

Porém, o minimalismo não é como uma receita de bolo. Cada pessoa encontra sua maneira de seguir apenas com o que julga ser importante.

O resultado é uma rotina mais simples e livre, além de outros benefícios, como veremos logo à frente.

E para ter uma vida minimalista, a tecnologia certamente pode ajudar. Afinal, ela torna a casa inteligente, funcional e, assim, organizada.

As vantagens do minimalismo para a vida

  • dá mais tempo: tirar o foco do consumo e de cuidados com objetos abre espaço para fazer atividades físicas, conviver com a família e os amigos, praticar hobbies etc;
  • permite economizar: como você não vai consumir no mesmo ritmo, não precisa de tantos itens, o que é bom para quem quer incrementar o patrimônio e investir seus recursos;
  • aumenta a produtividade: com menos preocupações e mais tempo, você tem uma sensação de liberdade, que o torna produtivo;
  • facilita o planejamento: com poucas coisas ocupando a sua casa e a sua mente, fica mais fácil definir o que, como e quando fazer;
  • contribui para preservar o meio ambiente: o minimalismo aumenta o tempo do ciclo de uso e de descarte dos produtos;
  • dá chances para o novo: ter mais espaço na rotina e em casa incentiva a experimentar coisas diferentes;
  • proporciona experiências: o foco passa a ser em memórias significativas, não em bens materiais;
  • confere mais liberdade: há menos objetos com os quais se preocupar, inclusive durante mudanças;
  • ajuda outras pessoas: é possível doar itens em bom estado que já não têm utilidade;
  • mantém a organização: há menos coisas para arrumar no dia a dia;
  • potencializa a qualidade de vida: tudo isso faz você se sentir mais realizado.
Estilo de vida minimalista

Como adotar o estilo de vida minimalista?

E então, se interessou pelo minimalismo e quer adotar esse estilo de vida? Confira as nossas dicas para deixar a casa mais aconchegante e funcional.

Pratique o desapego

O primeiro passo para adotar um estilo de vida minimalista é se livrar de tudo aquilo que está em excesso ou não tem utilidade.

Isso vale tanto para objetos pessoais quanto da casa. Portanto, mantenha somente o que é essencial, evitando a bagunça e o desperdício.

Separe as coisas em três categorias:

  1. frequentemente usadas;
  2. raramente utilizadas;
  3. nunca usadas;

Aquelas que se encaixarem nas categorias 2 e 3 precisam ser analisadas com mais cuidado:

  • elas realmente são necessárias?
  • foram utilizadas recentemente?
  • trazem prazer ou felicidade?

Caso as respostas para essas perguntas sejam negativas, considere vender, doar ou descartar esses objetos, de acordo com o estado de conservação de cada um.

No início, pode parecer um verdadeiro desafio. Afinal, são anos acumulando coisas que podem ter apelo emocional.

No entanto, é importante começar, mesmo que você não consiga manter só os itens necessários em um primeiro momento.

Troque a quantidade pela qualidade

Ainda com relação ao tópico anterior, no estilo de vida minimalista você deve priorizar a qualidade dos objetos que compra.

No minimalismo, se espera usar as mesmas coisas por mais tempo. Dessa forma, é essencial que elas durem bastante.

Além disso, como você vai passar a contar com poucos itens, é importante que eles sejam bonitos e funcionais.

Antes de adquirir qualquer objeto novo, avalie com honestidade se é uma questão de necessidade ou desejo.

Se você realmente precisar e comprar, aplique a regra do “entra uma coisa, sai outra”, de modo a evitar acúmulos.

Invista no atemporal

Agora, você pode estar se perguntando: “se vou ficar mais tempo com os mesmos itens, como vou manter o visual atualizado”?

É aí que entra o olhar minimalista na hora de fazer compras. Prefira produtos atemporais, com design simples e clássico, de forma que não saiam de moda rapidamente.

Isso ajuda a mudar o visual sempre que quiser, com acessórios e objetos decorativos, mas sem que seja necessário se desfazer de tudo o que você já tem.

Mantenha a organização

No estilo de vida minimalista, tudo precisa estar em seu devido lugar. Afinal, a bagunça remete à desordem e pode tirar o eixo de quem busca equilíbrio.

Sem dúvida, essa dica fica mais fácil quando você seguiu as anteriores e mantém somente aquilo que é essencial.

Nesse sentido, um truque interessante é investir em móveis multifuncionais, principalmente quando se mora em um imóvel pequeno.

Entre os exemplos estão cama com baú, sofá que vira cama, mesa que pode ser estendida para comportar mais pessoas e por aí vai.

Ao otimizar o uso dos móveis, você consegue reduzir a quantidade de itens soltos e deixar mais espaço para a circulação.

Use a tecnologia a seu favor

Há diversas formas de usar a tecnologia para conquistar um estilo de vida minimalista. E, inclusive, ela pode ajudar você a aplicar as nossas dicas anteriores.

Por exemplo, é possível se livrar de excessos por meio da digitalização de documentos, comprovantes e papéis.

Sem falar naqueles equipamentos “tudo em um”, como as assistentes virtuais. Com elas, você pode fazer pesquisas, elaborar listas, ouvir música e por aí vai.

Os chamados prédios inteligentes também contribuem para uma rotina mais confortável, prática, segura, econômica e sustentável graças à automação residencial.

Aliás, para quem busca pelo estilo de vida minimalista, a escolha do imóvel é um passo importante. A Tecnoart conta com ótimas opções em Ribeirão Preto.

São apartamentos a partir de 59 m², cheios de tecnologia para facilitar o seu cotidiano. Conheça o ICON e fale com um corretor!

Categorias e Tags relacionadas