fbpx

Guia completo de viagem para Portugal

Viagem para Portugal

Se você tem planos de realizar uma viagem para Portugal, veio ao lugar certo. Para ajudá-lo a se organizar e garantir momentos incríveis, criamos este guia com todas as informações relevantes sobre esse destino.

Localizado no sul da Europa, o país é um dos mais procurados por brasileiros que desejam se divertir nas férias. Motivos para isso não faltam: além da língua portuguesa, o destino conta com uma cultura riquíssima, pautada por uma gastronomia única, praias espetaculares e monumentos históricos relevantes para a humanidade. Ou seja, oferece um roteiro completo e capaz de agradar a todos os gostos.

Caso não saiba por onde começar o seu planejamento, fique tranquilo. Ao longo deste material, mostraremos os fatores essenciais dessa tarefa: a melhor época para visitar Portugal, os documentos exigidos e as cidades que não podem ficar de fora da sua aventura. Confira!

Qual a melhor época para conhecer Portugal?

O clima de Portugal é um dos motivos que fazem com que o destino seja tão requisitado pelos turistas. No ano inteiro, a temperatura é agradável e favorece os passeios de quem deseja conhecer o país.

No verão, por exemplo, o calor é intenso, mas pode se tornar mais agradável nas cidades litorâneas — que contam com praias belíssimas e paisagens de cinema. Já no inverno, os visitantes não costumam sofrer, principalmente se ficarem hospedados em localidades centralizadas, e não no interior.

A sua ideia é evitar a alta temporada e fugir de muvucas? Então, evite viajar entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que são bastante turísticos e fazem com que os preços fiquem mais elevados.

O mesmo vale para os dias quentes, que são mais comuns entre junho e setembro. Nesse período, prefira visitar somente as praias portuguesas, situadas nas cidades de Faro, Porto e Algarve. Além de possuírem um clima bem refrescante, esses locais contam com passeios e opções de entretenimento para toda a família. É demais!

Quais os documentos exigidos em uma viagem para Portugal?

Para garantir que a sua viagem para Portugal seja perfeita, não se esqueça de checar todos os documentos que devem ser levados no embarque. Tomando esse cuidado, você conseguirá evitar uma série de problemas, como ter a sua entrada negada ao chegar na imigração.

Por outro lado, a boa notícia é que a documentação exigida pelo país é pequena e não será preciso fazer grandes esforços para separar esses materiais. A seguir, mostramos quais são eles.

Passaporte

Ao viajar para qualquer país da Europa, os brasileiros devem apresentar um passaporte original e válido. Isso significa que o documento precisa contar com validade de, no mínimo, 180 dias.

Passagens aéreas

Ter as passagens de ida e volta é essencial durante a sua viagem para Portugal. No momento de passar pela imigração, é provável que os profissionais peçam esses bilhetes, que, por sua vez, deverão informar o período de estadia no país.

Comprovante de hospedagem

Quer fugir de dor de cabeça? Então, não se esqueça de levar os comprovantes da sua hospedagem em Portugal. Assim como os bilhetes aéreos, esses documentos precisarão ser apresentados às autoridades responsáveis assim que você chegar no país.

Aliás, para ter ainda mais segurança, considere digitalizar toda a documentação e armazená-la no seu e-mail ou na nuvem do smartphone. Assim, você evitar passar perrengues, caso acabe perdendo os papéis.

Seguro viagem

Outro elemento fundamental ao fazer uma viagem para Portugal é o seguro viagem. Obrigatório na Europa, esse serviço costuma incluir assistência médica, seguro de vida e reembolso no extravio de bagagens, além de auxílio no cancelamento de voos.

Em um primeiro momento, você pode até imaginar que esse detalhe se trata apenas de mais uma burocracia. Mas acredite: durante a sua estadia, tal cuidado poderá prevenir inúmeros problemas, além de manter a família mais segura em caso de acidentes ou doenças.

Viagem para Portugal

Onde se hospedar em uma viagem para Portugal?

Com forte apelo turístico, Portugal é um país que conta com uma grande variedade de hotéis, pousadas, apartamentos luxuosos etc. Caberá a você escolher a opção que melhor conseguirá suprir as suas necessidades durante a viagem.

A vantagem é que se hospedar no país não costuma ser caro, especialmente quando o comparamos com outros destinos europeus, como França ou Alemanha.

O que fará toda a diferença na sua satisfação será a localização do hotel ou apartamento. É sempre bom analisar se o bairro escolhido está situado perto de pontos turísticos, se possui fácil acesso ao transporte público, se é perigoso ou se conta com boas opções de bares e restaurantes.

Para quem está com planos de conhecer Lisboa, existem diferentes opções de bairros interessantes para se hospedar. Os mais procurados do momento são:

  • Chiado;
  • Região da Baixa Lisboa;
  • Região do Marquês do Pombal;
  • Belém.

Quais os melhores pontos turísticos de Portugal?

Uma viagem só é um sucesso quando há planejamento. Portanto, com uma certa organização, é possível programar os pontos turísticos que você deseja visitar enquanto estiver passando uns dias fora, sem deixar nenhuma atração para trás.

A melhor maneira de conseguir traçar um bom roteiro é conhecer as principais opções de entretenimento do destino em questão. Em terras portuguesas, você encontrará inúmeras opções, cada qual indicada para um perfil de viajante. Veja algumas delas.

Torre de Belém (Lisboa)

Considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco, a Torre de Belém é um dos pontos turísticos mais requisitados do país. Com uma arquitetura única e erguida em 1520, a construção carrega diversas referências ao período das grandes navegações e fortes influências islâmicas.

Então, é uma parada obrigatória para quem gosta de cultura e passa por Portugal. A atração pode ser visitada de terça-feira a domingo e os ingressos precisam ser comprados com antecedência.

Baía de Cascais (Cascais)

Cascais é uma região que fica a apenas 30 km da cidade de Lisboa. Durante a sua viagem, vale a pena explorar o local, além da Praça 5 de Outubro. Este é, sem dúvida, um passeio que renderá fotos incríveis!

Litoral (Algarve)

Quem gosta de praia não pode deixar de visitar Algarve, um destino situado no sul do país. Repleta de praias deslumbrantes, a região recebe sol o ano inteiro, oferece excelente infraestrutura para os turistas e pode ser explorada em apenas quatro dias. Anote já!

Viagem para Portugal

O que achou das nossas dicas sobre como planejar uma viagem para Portugal e se aprofundar nessa cultura única? Só não se esqueça de, ao longo da sua aventura, experimentar os diversos rótulos de vinhos premiados, bem como os saborosos pratos de bacalhau e outros frutos do mar.

E se você gostou do post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e manter os seus amigos atualizados. Certamente, eles vão adorar!

Categorias e Tags relacionadas