fbpx

Voleio no tênis: o que é e como fazer?

Voleio no tênis: o que é e como fazer?

O voleio no tênis é um dos golpes que mais exigem concentração e técnica por parte dos jogadores. E, embora pareça um movimento simples, conta com detalhes que podem influenciar no bom desempenho.

Se você tem dificuldades nesse fundamento, está no lugar certo. Hoje, vamos dar mais detalhes sobre a técnica e ensinar como trabalhar para melhorar o seu voleio nas partidas de tênis que você disputar.

Confira!

O que é o voleio no tênis?

O voleio no tênis é o golpe feito próximo à rede, na maior parte das vezes pegando a bola no ar. Pelo posicionamento em quadra, podemos considerar uma estratégia agressiva, em que você tenta vencer o ponto mais rapidamente do que com longas trocas de bola.

Esse é um fundamento muito importante para quem deseja acelerar a conquista de pontos. Indo até a rede, você gera pressão no adversário, tendo maior facilidade para ganhar o ponto e exigindo que o seu oponente corra riscos.

Trata-se, portanto, de um golpe essencial para dominar o seu oponente sem precisar esperar por um erro dele durante a partida de tênis.

Como melhorar o seu voleio no tênis?

Quando assistimos jogadores de tênis pela televisão, o voleio tende a parecer um golpe simples de executar. No entanto, a técnica pode ser enquadrada com uma complexidade de média para avançada.

Isso porque você estará em uma posição que não permite erros, uma vez que uma bola aérea o fará correr de costas, algo que nem todas as pessoas dominam.

Além disso, há pouco tempo entre a rebatida do adversário e a sua posição para a tomada de decisão.

Reunimos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar o seu voleio no tênis. Vamos conferir quais são elas?

Faça uma boa aproximação

A primeira dica para volear melhor próximo da rede é caprichar na chamada bola de aproximação (approach). Quanto mais difícil for esse golpe, mais provável que você receba uma bola fácil quando estiver na rede.

Por outro lado, se a sua bola de aproximação for mal colocada, permitirá que o seu oponente tenha controle corporal e de posicionamento para tentar uma passada justamente enquanto você corre na direção frontal.

O ideal, portanto, é que o seu approach seja agressivo, de preferência jogando a bola nas paralelas. Esse golpe permite que você se posicione com melhor cobertura da quadra a defender.

No golpe cruzado, a paralela do adversário passa a ser uma potencial passada, um risco que não é preciso correr.

Voleio no tênis

Entenda que posicionamento é tudo

Assim como acontece em outros golpes, o voleio exige um excelente posicionamento por parte do tenista. Quanto melhor você estiver localizado dentro da quadra de tênis, mais fácil será aplicar a técnica corretamente e dominar o ponto.

No caso específico do voleio no tênis, o ideal é realizar uma leitura do que acontece. Se você jogou a bola na direita do seu adversário, por exemplo, deve subir à rede com um posicionamento levemente deslocado para a sua esquerda. Isso, afinal, gera maior proteção da sua quadra.

Além disso, fique atento para o ponto de contato entre a bola e a raquete. De acordo com a distância da rebatida do seu adversário e do seu corpo, o posicionamento pode exigir que você use ou não as suas pernas para avançar.

Por fim, ainda pensando em posicionamento, evite grudar na rede — a menos que a sua bola tenha sido praticamente um winner. Ao se posicionar próximo do limite, você deixa muito espaço para uma bola por cima (lob).

Ataque a bola

Outro ponto muito importante para a execução do voleio no tênis está na agressividade. Afinal, ao subir para a rede, o seu objetivo não é ficar trocando bola com o tenista adversário, mas sim marcar o ponto.

Portanto, quando perceber aonde vai a bola do seu oponente, tente atacá-la, projetando o seu corpo para frente e tirando tempo de reação do outro tenista. Isso é possível avançando em direção à rede, ou seja, outro motivo para não ficar tão grudado nela.

Para esse objetivo de atacar a bola, tente ainda manter a sua raquete sempre posicionada na parte frontal do seu corpo. Isso ajuda tanto nos golpes fortes (em que você tem tempo apenas para bloquear a bola) quanto a não atrasar o seu voleio no tênis.

Geralmente, o atraso se origina em uma técnica muito alongada. A raquete na frente ajuda a evitar esse erro.

Movimente-se ao esperar a bola

Outro erro muito comum entre tenistas amadores é ficar parado enquanto se espera uma bola no voleio. A sua movimentação deve continuar, usando do split (saltinhos curtos) para se manter preparado para agir.

Ademais, você pode se movimentar brevemente com passos para os lados. Isso ajuda a confundir o seu adversário e pode levá-lo a cometer um erro na tentativa de prever o seu comportamento.

O importante é se manter ativo, sem deixar os pés plantados no chão. Ao fazer isso, você terá uma ótima oportunidade para melhorar não apenas no voleio, como em outros fundamentos do jogo de tênis.

Foque na estratégia para o ponto

Ao avançar para uma região próxima da rede, você certamente já construiu na sua cabeça o desenho do ponto. Isto é, antes mesmo do approach, já deve ter claro qual será o plano estratégico para vencer. Onde você espera a próxima bola? O que fará com ela?

Essa antecipação é muito importante para começar a fazer uma leitura de jogo sobre como o seu adversário costuma agir quando vê você posicionado na rede.

Finalmente, os voleios devem ser executados com o objetivo de ganhar o ponto. O adversário está muito no fundo? Talvez um voleio curto seja o mais eficaz. Ele se deslocou para fora da quadra? Então o golpe cruzado é o mais recomendado.

Essas foram as nossas dicas para ajudá-lo a melhorar o seu voleio. Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais com seus amigos que também curtem jogar tênis em Ribeirão Preto.

Categorias e Tags relacionadas