fbpx

5 dicas para melhorar golpes de fundo de quadra no tênis

Você considera que tem bons golpes de fundo de quadra no tênis? Consegue manter longas trocas de bola? Ou esse fundamento prejudica o seu desempenho durante os jogos com os amigos?

Por mais que pareça óbvio, são justamente os golpes de fundo de quadra no tênis que mantêm você em disputa pelos pontos, permitindo ganhá-los por meio da consistência.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas das principais dicas para melhorar a sua técnica e, consequentemente, conquistar melhores resultados em suas partidas de tênis.

Confira!

O que são os golpes de fundo de quadra no tênis

Quando falamos sobre golpes de fundo de quadra no tênis, englobamos todos aqueles que você aplica próximo da linha de base.

Caso ainda não seja tão íntimo das regras da modalidade, estamos falando de todas as batidas feitas na área do fundo, sem se aproximar da rede central.

Basicamente, existem dois tipos principais de batidas na bola nesse tipo de fundamento:

  1. top spin: é o golpe que acerta a bolinha fazendo muito efeito. É ótimo tanto para gerar potência quanto para incomodar o adversário com um quique mais alto da bola;
  2. slice: outro golpe de fundo de quadra no tênis muito utilizado, é um recurso em que a empunhadura utilizada é próxima à do fundamento de voleio. A rebatida é rasa e baixa, dificultando o movimento do adversário. É mais tática.

As melhores dicas para melhorar os seus golpes de fundo de quadra no tênis

Desnecessário dizer como são importantes os golpes de fundo de quadra no tênis, certo? Afinal, é nessa posição que você inicia todos os pontos, seja sacando ou devolvendo. Portanto, é natural que essa seja a principal forma de bater na bola.

Ao mesmo tempo em que esse é um fundamento extremamente importante, o domínio dos golpes de fundo de quadra tende a ser um grande desafio para o tenista iniciante. Saber dosar potência e tática é um dos principais dilemas.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher melhor esses golpes e aumentar a sua chance de ganhar pontos em partidas de tênis em Ribeirão Preto. Vamos conferir quais são elas?

Movimente-se o tempo todo

A primeira dica para melhorar o seu desempenho no fundo de quadra, assim como praticamente todos os golpes de tênis, é usar da movimentação constante. Fique sempre dando pequenos saltos, preparando-se, assim, para bater na bola.

Embora possa parecer algo inútil, você logo perceberá a importância de se manter ativo para ganhar alguns segundos na disputa de um ponto. E, acredite, isso pode fazer toda a diferença no seu posicionamento.

Além disso, muitos jogadores de tênis recreativos praticam essa modalidade pensando em saúde. Ao se movimentar o tempo todo, você gasta mais energia, o que contribui para esse objetivo.

Golpes de fundo de quadra no tênis

Saiba escolher o melhor golpe para cada momento

Quando estamos no fundo da quadra no tênis, são muitas as opções de golpes que podem ser aplicados. Você quer uma bola funda ou curta? Na paralela ou na cruzada? É melhor gerar potência ou ângulo?

Essas alternativas são excelentes para um tenista que sabe escolher o golpe adequado para cada situação. Por outro lado, para quem não domina tão bem todos os fundamentos do tênis, elas podem gerar ainda mais dificuldade.

Para melhorar os seus golpes de fundo de quadra no tênis, é muito importante praticar o exercício mental de analisar cada situação e escolher a melhor forma de atacar o seu oponente.

Vamos a um exemplo.

Suponha que você queira atrair o seu adversário para a rede. O melhor golpe nesse caso é o slice, preferencialmente com bastante efeito, para que a bola não suba muito. Qualquer outro será inadequado e colocará a sua estratégia em risco.

Use o seu corpo a seu favor

Se você pertence ao grupo de tenistas que foca exclusivamente no braço para gerar potência nos seus golpes de tênis, temos uma má notícia: o seu foco está equivocado.

Na realidade, o braço é um dos aspectos menos importantes para gerar velocidade. Ele deve ser o seu foco na execução técnica, mas o corpo é que ajudará a dar potência ao golpe.

Isso é possível com várias dicas. A principal delas é o posicionamento de pernas. Quanto melhor você estiver localizado na quadra de tênis, mais fácil será rebater a bola como desejar.

O giro de tronco é outra forma de melhorar a execução dos golpes de fundo de quadra.

Saiba se defender

Não podemos nos esquecer de que, em algumas situações, o melhor ataque é a defesa. No fundo de quadra, muitas vezes você será atacado pelo seu adversário e, nesse caso, querer contra-atacar com força pode não ser a melhor ideia.

Esse é um erro bem frequente entre iniciantes. A vontade de bater forte na bola fica em primeiro lugar, deixando técnicas de defesa e tática sem prioridade. Na prática, aprender a construir um ponto é um grande diferencial.

O adversário fez você bater uma bola na corrida? Sem problemas: tente mantê-la em jogo e obrigue-o a mais um ataque. Se ele não for bem nesse golpe, você estará pronto para retomar o controle do ponto.

Assista jogos de tênis na televisão

Assistir aos jogos de tenistas profissionais é outra excelente forma de melhorar os seus golpes de fundo de quadra no tênis. Isso porque você consegue visualizar as estratégias utilizadas por cada um deles.

E, vale lembrar, existem jogadores para todos os perfis. Alguns tenistas são mais agressivos, buscando constantemente o ataque. Outros optam pela defesa e pelo contra-ataque. Assisti-los ajudará você a criar estratégias dentro da quadra.

Portanto, o ideal é ver tenistas dos mais variados estilos. Assim, você pode aproveitar um pouco de cada um deles, montando as suas estratégias e os seus golpes para jogar com os seus amigos.

Usando dessas dicas, temos certeza que você estará ainda mais preparado para encarar os seus jogos de tênis em Ribeirão Preto!

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para motivar os seus amigos e deixar as partidas de vocês com um nível técnico ainda maior.

Categorias e Tags relacionadas