Os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado. Afinal, além de gastarem menos por quilômetro rodado, ajudam a preservar o meio ambiente.
Isso acontece porque eles emitem pouco carbono na atmosfera. O combustível também pode ser gerado a partir de fontes de energia limpas, tornando-se um aliado da natureza.
Portanto, os veículos elétricos se mostram uma boa alternativa quando se fala em sustentabilidade.
Mas você sabe o que faz eles terem toda essa fama? Para ajudar a entender, listamos os principais benefícios deles nas linhas a seguir. Acompanhe!
Basicamente, os veículos elétricos são aqueles movidos a energia elétrica, que é armazenada em baterias recarregáveis.
Há diferentes modelos no mercado. Eles podem ser híbridos, combinarem com combustíveis fósseis ou dependerem totalmente da eletricidade.
Mas como isso ajuda a preservar o meio ambiente? É o que vamos contar para você a partir de agora!
Diferentemente dos carros com motor a combustão, os veículos elétricos não emitem carbono quando estão em uso, apenas durante a sua fabricação e quando há o descarte de suas baterias.
Portanto, conseguem reduzir a emissão de um grande responsável pela poluição do ar e pelo fenômeno conhecido como efeito estufa.
Isso acontece porque, como o nome sugere, eles são movidos a energia elétrica, que é considerada uma fonte limpa.
Sem dúvidas, esse é um dos principais benefícios dos veículos elétricos. No entanto, requer cuidado com a produção da eletricidade.
Por exemplo, no Brasil, grande parte dessa energia vem de hidrelétricas, que usam água. Esse é um processo considerado relativamente limpo.
Entretanto, há locais que utilizam carvão e outros combustíveis fósseis, o que reduz o benefício dos veículos elétricos no quesito sustentabilidade.
Nesses casos, o ideal é que a energia elétrica que abastece os carros venha de uma fonte limpa, como a energia solar ou a eólica.
Sendo assim, quando a preocupação com o meio ambiente é um dos motivos para optar por esse tipo de veículo, é preciso buscar por pontos de abastecimento movidos por energia limpa.
Há diversas maneiras de se obter energia elétrica via fontes renováveis, ou seja, que se regeneram naturalmente em um curto espaço de tempo.
Portanto, quando a opção é por energias como a eólica ou a solar, é possível garantir a preservação do meio ambiente, além da emissão de menos poluição na atmosfera.
Os carros com motores a combustão têm um processo de produção que requer mais peças e engrenagens para funcionar.
Para você ter uma ideia, enquanto os veículos elétricos saem de fábrica com aproximadamente 3 mil componentes, nos tradicionais esse número chega a 15 mil.
Isso quer dizer que os carros elétricos usam menos matéria-prima fóssil em sua fabricação, como é o caso do petróleo. Portanto, mais um ponto a favor do meio ambiente!
Os veículos elétricos são muito silenciosos. Em baixa velocidade, andando na cidade, quase não é possível ouvir seus ruídos.
Isso é bom não só para quem dirige, como também para toda a população e para os animais. Afinal, ajuda a reduzir a poluição sonora, tornando os ambientes mais agradáveis de se viver.
De maneira geral, o custo por quilômetro rodado nos veículos elétricos é mais baixo do que em carros a combustão.
Essa comparação fica particularmente interessante quando o proprietário usa fontes renováveis para a recarga, como a energia solar.
Nesse caso, o custo chega a ser quatro vezes menor do que o de um veículo tradicional.
Em comparação com os carros a combustão, é possível afirmar que os veículos elétricos são, sim, mais sustentáveis.
No entanto, eles ainda enfrentam alguns desafios. Um deles é a emissão de carbono durante a sua fabricação, principalmente no caso das baterias.
Inclusive, esse item essencial gera uma preocupação: o descarte. Isso porque elas costumam ter expectativa média de duração de 10 anos.
Outro ponto que precisa ser superado é o preço dos veículos elétricos, que ainda é muito superior ao de carros com motor a combustão.
Nesse quesito, a expectativa é de que, nos próximos anos, os valores se tornem mais atrativos, graças à evolução da tecnologia e dos processos de produção.
Além disso, há poucos postos e pontos de abastecimento para carros elétricos no Brasil. Aspecto que deve mudar, sobretudo porque a estimativa é de que, em 2035, 22% das vendas sejam desses veículos.
Hoje em dia, esses locais estão mais concentrados nas capitais. Existem praças, parques e estacionamentos que oferecem recarga gratuita.
Também é possível encontrar pontos de recarga nos postos de gasolina tradicionais.
Até novos empreendimentos imobiliários já ofertam essa facilidade para os seus moradores. E os antigos buscam se adequar o quanto antes!
Pensando na sustentabilidade, na tecnologia e na praticidade, a Tecnoart lançou um empreendimento inteligente em Ribeirão Preto.
Além de estar pronto para a automação residencial, o ICON conta com diferentes features interessantes, como pontos individuais para carregamento de veículos elétricos (Auto Charge).
Dessa forma, todos os moradores que quiserem poderão investir em um veículo elétrico e ter a facilidade de deixá-lo carregando quando chegarem em casa. Um conforto e tanto!
Acesse o site para saber mais sobre nossos empreendimentos.