A conexão com a natureza é fundamental para manter o bem-estar. No entanto, com a vida agitada das grandes cidades, isso pode acabar ficando de lado para muita gente.
Felizmente, existem diferentes maneiras de se conectar. E você não vai precisar fazer ajustes drásticos no dia a dia.
Isso passa não só por adotar uma arquitetura sustentável, mas também por desenvolver hábitos que ajudem a criar conexão com a natureza.
Nas linhas a seguir, listamos algumas atitudes que você pode tomar para estar cada vez mais perto da mãe terra. Assim, consegue atender a essa necessidade biológica. Confira!
Mesmo quem mora em grandes centros urbanos pode incluir momentos de conexão com a natureza na rotina.
Por exemplo, tirar um tempinho para caminhar, correr ou pedalar por um parque também ajuda a manter um estilo de vida saudável.
Além do verde de árvores e gramados, os parques públicos podem ter lagos e bancos para você se sentar e contemplar. Aliás, essa é uma dica que veremos à frente!
Agora, para aqueles que têm uma rotina agitada, também não há desculpa. Nesse caso, a conexão com a natureza pode acontecer no seu tempo livre, como no fim de semana e nos feriados.
Dá para ir um pouco mais longe de casa para fazer uma trilha em meio ao verde e curtir uma cachoeira, entre muitas outras opções.
Para quem trabalha perto de um parque ou uma área verde, também é possível sentar por lá na hora do almoço. Só um exemplo de como aproveitar esse momento do dia para se conectar com a natureza.
Para garantir a conexão com a natureza, é necessário desacelerar e observar ao redor. Esse é um ponto importante, que ainda ajuda a combater doenças como a ansiedade e a depressão.
Nesse caso, é só prestar atenção no que há à sua volta. Pássaros cantam pela manhã? Pare para escutar e apreciar os animais.
Você já olhou o céu hoje? Pode ser de dia ou à noite; o importante é observar como ele está para se conectar com a natureza e aumentar o seu bem-estar.
Essa é uma dica simples que tende a fazer a diferença. Afinal, a imensidão dele pode ser apreciada de qualquer lugar. Até mesmo de dentro de casa ou do escritório, por exemplo.
Trazer o verde para dentro de casa também é uma das formas de gerar conexão com a natureza.
As plantas ainda trazem outros benefícios, como amenizar o calor, tornar o ar mais puro e até equilibrar a acústica do ambiente.
Nesse caso, é importante observar o local disponível para escolher a espécie certa. Há algumas ideais para apartamento, por exemplo. Elas podem ficar em espaços internos sem problemas.
No entanto, também existem aquelas que preferem o sol direto. Sendo assim, pense no lugar da casa que você pode incluir o verde. Depois, entenda quais se adaptam melhor a esse ambiente.
Outra ideia é investir em uma horta orgânica. Essa é uma dica que ajuda a levar a natureza para áreas como a cozinha e a varanda. Sem falar que auxilia em uma alimentação mais saudável.
Deixar o sol entrar ajuda na conexão com a natureza. Isso porque os raios solares regulam o nosso organismo, sintetizando vitamina D, por exemplo.
Eles também são importantes para manter a imunidade, além de combater o desânimo e aumentar a produtividade. Sendo assim, prefira morar em imóveis que contem com uma boa iluminação natural.
Lembre-se ainda de deixar portas e janelas abertas, para que haja circulação de ar. Isso evita alergias e a umidade excessiva nos ambientes internos.
Pontos a se observar para quem quer aumentar a conexão com a natureza são os materiais, mobiliário e objetos para a decoração do lar.
Revestimentos e móveis de madeira ou com o aspecto desse material são excelentes opções porque geram sensação de acolhimento.
Peças com formas orgânicas remetem a elementos como plantas, ondas, nuvens e por aí vai. Geralmente, são linhas curvilíneas, que se adaptam facilmente a qualquer ambiente.
Vale ficar de olho ainda nos objetos de decoração que você escolher. Quadros e outros itens com estampas de flores ou folhas ajudam a aumentar a conexão com a natureza.
Sem falar na possibilidade de usar artesanatos feitos com materiais naturais, como cerâmica, palha e conchas, entre outras opções.
Quanto aos tecidos, é possível apostar nos orgânicos, como algodão e linho. Eles são confortáveis e tornam o dia a dia mais agradável.
Outro ponto interessante tem relação com as cores. Dê preferência àquelas que podem aumentar a conexão com a natureza. Entre elas, verde, azul e tons terrosos, que remetem à Terra e ao solo.
Além do interior das construções, a conexão com a natureza também pode e deve acontecer em áreas externas.
Nesse sentido, é interessante seguir alguns princípios, como valorizar o que já existe. Esse é o caso de manter espécies nativas da flora nos terrenos, por exemplo.
Há ainda soluções urbanísticas que são interessantes tanto em zonas residenciais e privadas quanto em espaços públicos e compartilhados.
Entre elas estão a inclusão de bancos em áreas verdes. Caminhos também conduzem as pessoas nesses locais ricos em vegetação. Tudo isso podemos ver em parques, praças e jardins.
E é justamente pensando em garantir a conexão com a natureza que a Tecnoart lança um novo empreendimento em Ribeirão Preto.
O Ribeirânia Garden Smart Home contará com uma belíssima área de Mata Atlântica preservada bem ao lado.
Ela passará por pequenas intervenções urbanísticas, para que os moradores possam usufruir desse espaço e, assim, aumentar a sua conexão com a natureza.
Quer conferir todas as novidades sobre esse lançamento? Acompanhe a Tecnoart nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn.