fbpx

Automação residencial: um grande benefício das Smart Homes

A tecnologia se faz cada vez mais presente no dia a dia. Ela chega para trazer conforto, economia e segurança. Assim, é possível ter até uma casa inteligente e moderna, a chamada Smart Home.

Equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e sistemas podem se conectar à internet. Além disso, são capazes de se integrar, de maneira que proporcionem praticidade nos lares.

Se você ainda não está por dentro do assunto, acompanhe esta leitura para saber tudo! Entenda como aderir à automação residencial.

O que é automação residencial?

Como o próprio termo sugere, a automação residencial é como chamamos a integração de sistemas e aparelhos domésticos.

Além da conexão com a internet, eles passam a se comunicar entre si para levar mais aconchego e comodidade aos moradores.

Uma smart home pode ser monitorada e gerida por meio do smartphone. Assim, dá para controlar equipamentos mesmo a distância. Caso prefira, isso também é possível via computadores e tablets.

Em alguns casos, há uma central de monitoramento. Entretanto, pode ser que apenas a conexão por Bluetooth ou Wi-Fi seja suficiente para gerenciar os dispositivos de uma Smart Home.

Dependendo da tecnologia, ainda é possível controlá-los por voz ou gestos. Além disso, dá para programar certos equipamentos, como o ar-condicionado.

Por exemplo, o aparelho pode ligar automaticamente todos os dias no mesmo horário, em uma temperatura pré-definida pelo morador.

Outros exemplos práticos de uma automação residencial são abrir e fechar a cortina sem precisar se levantar da cama ou pedir para a assistente virtual lembrar de algo.

Vale destacar que é possível automatizar o lar independentemente do tipo de planta. Portanto, pode ser uma casa, um apartamento garden, padrão, loft e até um duplex.

Automação residencial

Quais são as principais vantagens de uma automação residencial?

Automatizar a casa ou investir em um Smart Building traz diversos benefícios para todos os moradores. Entre os principais, estão:

  • controle de equipamentos a distância;
  • valorização do imóvel;
  • economia de energia;
  • sustentabilidade;
  • praticidade;
  • segurança;
  • conforto.

Como deixar a casa inteligente?

Assim que chegou ao mercado, a automação residencial custava caro e era restrita a pessoas de maior poder aquisitivo e imóveis de alto padrão.

No entanto, hoje em dia há diversos equipamentos acessíveis, que nem exigem muito conhecimento técnico para deixar a sua casa mais moderna.

Um exemplo é o aparelho de ar-condicionado com Wi-Fi, que pode ser acionado mesmo a distância. Além disso, assistentes virtuais, como Google Home e Alexa, já fazem parte do dia a dia de muita gente.

Para entender como a automação residencial funciona na prática e garantir comodidade para toda a família, confira alguns exemplos em seguida.

Câmeras de segurança

Manter o lar e a família seguros é essencial. Nesse sentido, a automação residencial pode oferecer diferentes benefícios.

Por exemplo, câmeras de segurança podem ser acompanhadas por um sistema online, de smartphones, computadores ou tablets.

Assim, dá para monitorar crianças que estejam com terceiros ou dar uma olhadinha na casa durante uma viagem.

Outro ponto interessante é que as câmeras podem ter sensores de movimento. Dessa forma, avisam quando tiver alguma movimentação suspeita, permitindo que o morador tome as medidas necessárias.

Sistema de alarme

Seguindo a mesma linha do item anterior, o sistema de alarme inteligente pode ser integrado à central de uma empresa de segurança. Isso facilita o acionamento das autoridades em caso de invasão.

Automação residencial

Controle de acesso

Esse é um item essencial para controlar quem entra no prédio, condomínio ou na própria casa ou apartamento.

Há várias formas de fazer o controle de acesso no contexto da automação residencial.

Um dos mais comuns é o uso de fechaduras inteligentes, controladas por senha ou biometria, como reconhecimento facial ou leitor de impressão digital.

Portanto, quando for comprar um imóvel, vale a pena ficar de olho nisso para garantir o conforto e a segurança!

Automação residencial

Car Tag

Esse é um exemplo de automação residencial bem parecido com o anterior. No entanto, o Car Tag é voltado para o controle de acesso de carros.

Nesse caso, um dispositivo que fica no vidro do veículo emite um sinal para o portão ou a cancela, de forma que consiga reconhecer os moradores e abrir automaticamente.

Isso torna o acesso mais rápido, além de evitar falhas humanas de funcionários na hora de reconhecer moradores e liberar portões.

Iluminação

Até o controle da iluminação pode ser feito de forma automática em uma casa.

Lâmpadas podem ser controladas pelo smartphone ou pela assistente virtual. Isso evita que você precise se levantar para mexer no interruptor.

Sem falar no controle da iluminação externa. Atualmente, existe tecnologia capaz de abrir e fechar janelas e cortinas de acordo com a entrada de luz solar. Assim, é possível manter o conforto visual.

Esse é um item da smart home interessante até mesmo para garantir a segurança quando você estiver em viagem.

Isso porque dá para acender e apagar luzes ao longo do dia, simulando que há alguém no imóvel e reduzindo a possibilidade de invasões.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Diversos equipamentos que fazem parte da rotina da casa já podem ser automatizados. Geladeiras inteligentes, por exemplo, identificam os itens que faltam para fazer sua lista de compras.

Em alguns casos, o próprio eletrodoméstico pode fazer a compra online e mandar entregar. Tudo com a maior comodidade possível.

A tecnologia também se aplica a outros eletros como fogões. Eles ajudam a cozinhar, informando sobre a melhor temperatura para cada receita e até fazendo esse controle de forma automática.

Outros exemplos já são mais comuns nos lares brasileiros. Smart TV, aspirador de pó robô e cafeteira inteligente estão entre as formas acessíveis de deixar a casa automática.

Há muitas maneiras de automatizar o lar e aumentar a praticidade. Pensando nisso, a Tecnoart Engenharia lançou um edifício inteligente em Ribeirão Preto.

No ICON, os moradores contam com diversas facilidades para o dia a dia, como fechadura eletrônica e smart connect.

Além disso, o imóvel vem pronto para receber diferentes itens da automação residencial. Conheça o ICON e fale com um corretor!

Categorias e Tags relacionadas