Na hora de comprar um imóvel, nos deparamos com muitos detalhes nos quais precisamos prestar atenção para fazermos boas escolhas, como os diferentes tipos de planta de apartamento.
No entanto, nem sempre as diferenças entre elas estão claras. E, principalmente, você pode não saber os benefícios de cada tipo, o que dificulta eleger aquela que é ideal para a sua rotina.
E a planta do apartamento é um ponto super importante na hora da compra. Afinal, ela tende a determinar quanto espaço você terá e até como será a sua privacidade no novo lar.
Por isso, listamos as principais opções de planta de apartamento para você conhecer e entender qual faz mais sentido para o seu momento de vida. Acompanhe!
Para quem preza por uma boa área de lazer, o apartamento garden é uma das melhores alternativas. Essa é uma planta que conta com uma espécie de varanda estendida.
Assim, você tem mais espaço fora do imóvel, como se fosse em uma casa. Dá para as crianças e os pets brincarem à vontade, criar um cantinho para relaxar, cultivar plantas etc.
Dependendo do tamanho da planta do apartamento garden, ele conta com um ou mais quartos, podendo até ter suíte.
Isso proporciona conforto e privacidade, principalmente quando se mora com mais pessoas, como é o caso de uma família.
Agora, quem está em busca de um imóvel compacto e prático pode encontrar no Single a planta de apartamento perfeita.
Ele tem esse nome justamente por ter somente um quarto, sendo uma boa opção para solteiros ou casais sem filhos.
Geralmente, esse tipo de imóvel conta com cozinha e sala integradas e uma suíte. Melhor ainda se tiver uma varanda, que serve como área de convívio e lazer.
Dependendo do tamanho da planta do apartamento Single, é interessante conferir se o prédio oferece lavanderia, academia e outras comodidades.
Outra opção que segue a mesma linha do layout anterior é o Single Plus. No entanto, essa planta de apartamento pode ter uma sala ou varanda maiores ou contar com um quarto extra.
Como o segundo dormitório tem tamanho reduzido, ele até pode ser usado por outra pessoa, mas o ideal é servir de closet, escritório ou ser destinado aos hóspedes.
De maneira geral, sua planta é parecida com a do Single, com sala e cozinha integradas, além de suíte e varanda para momentos de lazer.
Como sua metragem é maior, é um imóvel que tende a valorizar mais. Ainda dá várias possibilidades para brincar com a decoração.
Já o loft é aquele tipo de planta de apartamento em que não há tanta divisão entre os cômodos.
Além da sala e da cozinha integradas, o quarto pode dividir o mesmo ambiente. O único que fica de fora é o banheiro, que continua com paredes e porta, para manter a privacidade.
Como é um conceito que surgiu com galpões de fábricas de Nova York entre as décadas de 1960 e 1970, o loft tende a ter estilo industrial, com pé-direito alto e janelas amplas.
No entanto, construções modernas já contam com um aspecto mais parecido com o de plantas tradicionais de apartamentos.
Porém, o loft segue como uma opção interessante para solteiros e casais, uma vez que não há divisão entre os espaços. Também pode ser uma alternativa para quem busca pelo primeiro apartamento.
Agora, uma dica na hora de escolher o seu imóvel é ficar de olho nas áreas comuns do prédio, principalmente se for uma planta de apartamento pequena.
Nesses casos, comodidades como lavanderia compartilhada, coworking e academia tendem a fazer a diferença no dia a dia.
Por fim, para quem quer ter mais privacidade, contar com um bom espaço ou se sentir morando em uma casa, o duplex pode ser a planta de apartamento ideal.
Sua principal característica é o fato de contar com dois pisos. Geralmente, os quartos ficam na parte de cima, em um ambiente reservado. Assim, o primeiro andar é destinado ao convívio social.
O apartamento duplex se assemelha a uma casa de alto padrão. Inclusive, pode ter varanda e até ser uma cobertura com área de lazer privativa.
Vantagens de um apartamento duplex
Quer conhecer um empreendimento com todas essas plantas de apartamento em um só lugar para você escolher? Descubra o Icon, o empreendimento inteligente da Tecnoart.