fbpx

Sala de descompressão: você já ouviu falar nisso?

Trabalhar em casa é a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo. Nesse contexto, também é preciso ter momentos para aliviar a rotina corrida. E um ambiente que tem esse efeito e foi importado de grandes escritórios é a sala de descompressão. Você já ouviu falar dela?

Ter um espaço reservado para os moradores de condomínios trabalharem já é um padrão nos edifícios mais modernos. O coworking tem uma dinâmica de trabalho similar à de um escritório, com o diferencial de oferecer liberdade. Mas, em ambos, é necessário neutralizar a tensão do corpo e da mente.

Neste artigo, você vai entender tudo o que envolve uma sala de descompressão. O que é, como surgiu, quais são suas características, como funciona na prática e quais são os benefícios para moradores de condomínios. Portanto, continue a leitura!

O que é uma sala de descompressão?

A sala de descompressão é um ambiente planejado e executado para garantir alívio à rotina dos profissionais, independentemente se eles trabalham em escritórios, coworkings ou home office.

Nesse sentido, o espaço passa por um estudo comportamental e arquitetônico do que funciona melhor para o perfil de usuários do local.

O objetivo é sempre entregar qualidade de vida e bem-estar a eles, de modo que se tornem ainda mais produtivos.

Como esse ambiente surgiu?

A área de descompressão surgiu do estudo e trabalho de equipes de Recursos Humanos e líderes de grandes empresas de tecnologia, como Google, Facebook e LinkedIn.

Tais companhias contam com alguns dos maiores escritórios do mercado e, por isso, precisavam proporcionar mais conforto para seus quadros internos.

Assim, criaram espaços onde o colaborador pode fazer pausas, conversar com pessoas de setores diferentes, se entreter etc.

E, inclusive, trabalhar nessas áreas, como um meio de sair de seu ambiente de trabalho habitual para estimular a criatividade, mas ainda manter o serviço em dia.

As consequências de criar o espaço de descompressão foram observadas rapidamente. Entre eles, o aumento do engajamento dos colaboradores, a melhoria do clima organizacional e maiores resultados individuais e em equipe.

O que faz parte de uma sala de descompressão?

Para gerar grandes resultados, a sala de descompressão precisa contar com algumas características, como você verá em seguida.

Móveis

O mobiliário de uma sala de descompressão deve ser confortável, ergonômico e, claro, suficiente. Desse modo, mesas e balcões costumam fazer parte do ambiente, sempre com um design leve e convidativo.

Poltronas e pufes

Como a principal ideia da área de descompressão é relaxar a tensão das pessoas, é fácil encontrar poltronas e pufes no espaço. Assim, conversas e cochilos podem acontecer nesses mobiliários, sempre com muito conforto.

Decoração

A decoração desse ambiente deve trazer elementos que proporcionam aconchego. Portanto, cores neutras e objetos decorativos que mexem com a imaginação são muito empregados.

Aliás, uma técnica bastante utilizada em salas de descompressão é a do jardim vertical.

Essas paredes verdes promovem o relaxamento visual, além de melhorarem a acústica e a temperatura e garantirem a umidificação do local.

Sala de descompressão

Jogos

Durante as pausas do trabalho, jogos de cartas, tabuleiro e quebra-cabeças, entre outros puzzles, ficam à disposição para quem gosta de se divertir e descobrir um novo passatempo.

Ainda é possível encontrar mesas que convidam a atividades que exigem mais movimento, como as de pingue-pongue, sinuca e pebolim.

Eletrônicos

Videogames, TVs e periféricos também fazem parte do rol de opções de entretenimento que a sala de descompressão oferece para quem trabalha no coworking de um condomínio.

Comidas

Comidinhas leves podem ser disponibilizadas em espaços de descompressão — como frutas, iogurtes e grãos —, a fim de estimular uma alimentação saudável e fornecer energia para terminar o expediente.

Bebidas

Cafés, chás, sucos, água e outras bebidas, incluindo vinhos e cervejas, podem ficar armazenadas em um frigobar ou em balcões na área de descompressão.

Como a área de descompressão funciona na prática?

Geralmente, o espaço de descompressão segue o horário de abertura do escritório ou coworking, mas se estende por um período mais longo.

A razão para isso é garantir que depois de um dia de trabalho, o indivíduo tenha a liberdade de aproveitar as opções de entretenimento do local.

Basta usar o ambiente quando estiver disponível e respeitar as regras locais, de modo a garantir uma boa convivência com os demais usuários.

Quais são as vantagens do espaço de descompressão em um condomínio?

A sala de descompressão ajuda qualquer pessoa que queira experimentar a sensação de relaxar ao longo da rotina de home office, coworking ou escritório.

Confira os principais benefícios de contar com uma área de descompressão no seu condomínio, em particular:

  • relaxar durante o home office ou coworking;
  • estimular a criatividade;
  • potencializar o convívio social;
  • melhorar a produtividade;
  • aumentar o foco;
  • diminuir o risco de doenças como a ansiedade e a depressão;
  • ter um local dedicado a pausas;
  • fazer networking com os demais usuários;
  • garantir o engajamento nas tarefas;
  • beneficiar os resultados;
  • incentivar a capacidade de resolver problemas.

Sem dúvida, ter uma área de descompressão disponível dentro de escritórios é uma forma estratégica de melhorar o bem-estar de indivíduos e equipes.

Portanto, contar com um ambiente desse tipo dentro de um condomínio agrega as vantagens dele aos profissionais que trabalham nos modelos híbrido e remoto.

Em condomínios novos, a sala de descompressão já é projetada de maneira a ficar alinhada às tecnologias mais avançadas.

Decoração moderna, internet de alta velocidade, TVs, periféricos e jogos eletrônicos atuais, além de alimentos e bebidas saudáveis, estão garantidos nesses ambientes. Ou seja, sinônimo de máximo conforto para trabalhar.

Acompanhe as novidades do mercado imobiliário nas nossas redes sociais. Siga os nossos perfis no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Categorias e Tags relacionadas