fbpx

Decoração de loft e duplex: confira as principais dicas para cada um

Decoração de loft

A decoração de loft e duplex pode ter particularidades que ajudam a tornar os ambientes mais bonitos e funcionais para quem vai morar.

Esses são imóveis bem diferentes, mas que merecem aconchego e personalidade. Basta usar os elementos certos para ter um décor que ofereça aquela sensação boa de estar em casa e seja único.

Para entender, na prática, como transformar esses dois tipos de apartamento, confira as nossas dicas a seguir!

O que diferencia esses dois imóveis?

Primeiramente, se você ainda não se habituou aos termos “loft” e “duplex”, aqui vai uma breve explicação sobre as características de cada um.

A começar pelo loft, que tem uma planta com ambientes integrados, com exceção do banheiro. Em alguns casos, o pé-direito alto permite criar um mezanino, que dá mais privacidade ao quarto. São imóveis bons para quem mora só ou para casais.

o apartamento duplex é aquele com dois andares. Oferece muita privacidade aos moradores por separar em diferentes pavimentos as áreas sociais e íntimas. No geral, são imóveis de alto padrão, ideais para famílias.

Como acertar na decoração de loft e duplex?

Agora, vamos explorar as particularidades de cada layout de planta de imóvel para você se inspirar e caprichar na decoração de loft ou duplex.

Mas antes, tenha em mente o tipo de décor que espera para o seu apartamento. Rústica, industrial, moderna, contemporânea, minimalista…

São diferentes opções, que vão fazer toda a diferença quando você for escolher materiais, das tintas aos objetos decorativos.

Uma dica é pesquisar imagens na internet. Assim, se ainda não sabe qual estilo seguir, vai ficar muito mais fácil decidir!

Depois de passar por essa fase de planejamento, chega hora de entender como adequar o seu estilo preferido de decoração à planta do imóvel.

Em seguida, veremos algumas dicas para loft e duplex.

Decoração de loft

Em geral, as plantas de lofts não são muito grandes, já que esse imóvel não é pensado para servir de moradia para tantas pessoas.

Quando falamos de apartamento pequeno, alguns truques são clássicos, como preferir cores claras para garantir a amplitude visual, usar o mesmo piso em todos os ambientes etc.

No entanto, para a decoração de loft, precisamos considerar também que esse é um imóvel sem muitas divisórias entre os cômodos.

Por isso, aí vão algumas dicas de ouro.

Use móveis para dividir ambientes na decoração de loft

Uma vez que não há muitas divisórias entre os espaços, você pode usar móveis e elementos como estantes, racks, cobogós ou biombos para delimitar os ambientes. Isso ajuda não só na organização, mas também na decoração de loft.

Aposte em móveis multifuncionais

Na hora de escolher os móveis para a decoração de loft, lembre-se de que não terá tanto espaço. Por isso, é importante que tudo seja pensado para ter mais de uma função.

Por exemplo, é interessante contar com um sofá-cama, uma cama-baú, um armário com espelho e por aí vai.

Tente otimizar ao máximo os espaços para que o imóvel não pareça “entulhado” com muitos objetos, dando sensação de bagunça.

Garanta a boa iluminação para ampliar os espaços

Esse é um dos itens para avaliar, inclusive, no momento de comprar um apartamento. Veja se há entrada de luz o suficiente para dar amplitude visual, principalmente em espaços menores, como lofts.

Nesse caso, a escolha das cortinas também ajuda. O ideal é contar com um modelo que permita controlar o quanto de luz vai entrar.

Assim, você pode ajustar para deixar bem escuro na hora de dormir. Uma opção interessante é o varão duplo de cortina, para usar junto um blecaute e um voil.

Invista em um loft com mezanino para ter mais privacidade

Alguns imóveis desse tipo já vêm com um mezanino para ser usado como quarto. Mas se o seu não tiver, fique de olho nessa dica de decoração de loft para ganhar mais privacidade.

Você pode criar um espaço superior, desde que o pé-direito do imóvel tenha altura suficiente para essa divisão.

Aposte no estilo minimalista para manter a organização

Quando há pouco espaço, menos é mais. Por isso, na hora de decorar um loft, coloque poucos objetos sobre as superfícies. Dessa maneira, o imóvel vai parecer organizado.

Decoração de duplex

Decoração de duplex

Com bastante espaço para brincar, a decoração de duplex pede atenção em alguns quesitos, como a iluminação. Ter um bom projeto luminotécnico vai ajudar a valorizar os espaços.

A escolha das cores também pode fazer toda a diferença na decoração de duplex. Lembre-se de que um imóvel maior custa mais caro para reformar.

Sendo assim, uma dica é preferir tons neutros em paredes e revestimentos, deixando outras nuances para itens que podem ser substituídos com facilidade.

Além desses pontos básicos, separamos mais algumas dicas de decoração de duplex. Acompanhe nos tópicos a seguir.

Separe as áreas comuns das privadas

A decoração de duplex tem uma particularidade, justamente porque o apartamento conta com dois pavimentos.

Isso dá mais possibilidades, como escolher elementos diferentes para áreas sociais (cozinha e salas) e íntimas (quartos).

Mantenha o estilo de decoração

Apesar de a decoração de duplex permitir essa variação entre os andares, é importante ter um fio condutor em todo o apartamento

Dessa maneira, é possível criar uma unidade visual mínima, que tornará o conjunto do décor mais agradável esteticamente.

Pense na funcionalidade dos espaços

Como é maior, inclusive com direito a uma escada ou um elevador, o duplex precisa ter ambientes bem equipados para ser funcional.

Dessa forma, evita que você precise subir e descer sempre que precisar de algo, o que tende a economizar tempo na rotina.

Invista em imóveis à altura

Um duplex é um imóvel imponente. Portanto, não faz sentido fazer esse investimento para depois economizar na decoração, concorda?

Por isso, escolha móveis condizentes com a sofisticação do apartamento, com materiais, formas e acabamentos de qualidade.

Priorize o conforto

Seguindo a linha da dica anterior, na decoração de um imóvel de alto padrão, é comum escolher móveis e objetos luxuosos.

No entanto, além da estética, pense no conforto que as peças vão proporcionar para você, sua família e seus visitantes.

No Icon, novo empreendimento da Tecnoart Engenharia, você encontra ótimas opções de apartamento loft ou duplex para morar de forma inteligente em Ribeirão Preto.

Quer conferir novidades e lançamentos? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Categorias e Tags relacionadas